Sana – RJ: O Paraíso das Águas

Que tal um lugar para curtir um friozinho de montanha no inverno ou refrescar-se em geladas águas no verão? Pois Sana oferece isso tudo em um lugar cercado pela beleza natural.

Cachoeira Escondida

Cachoeira Escondida

Localizada na Serra de Macaé, no Rio de Janeiro, Sana é um lugar paradisíaco, rico em recursos hídricos e em biodiversidade da Mata Atlântica. Além disso, há mais de 10 anos é área de proteção ambiental. O distrito oferece diversas cachoeiras e aqueles famosos "pocinhos" com águas límpidas, ideal para mergulho.

Atualmente, Sana possui uma ótima infraestrutura para receber turistas de todos os lugares, com um bom número de pousadas, hotéis-fazenda, áreas de camping, restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais. Como o lugar é simples e voltado para o desfrute da natureza, você não encontrará agências bancárias, nem caixas 24h. Portanto, uma dica: leve dinheiro, mesmo que em alguns estabelecimentos o cartão de crédito já seja aceito. É a garantia de não "ficar na mão".

No mês de julho costuma acontecer a Festa do Sana. É um festival com eventos culturais diversos, shows com artistas nacionais e locais e atrações esportivas. Este ano será nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2013. Sugiro para aqueles que desejam ir a fim de conhecer o lugar ou curtir um fim de semana em contato com a natureza, evitar este período. É quase impossível encontrar vaga em algum lugar na época e também o distrito estará lotado devido ao evento.

A riqueza natural de Sana proporciona lazer em diversos passeios e atividades ambientais. Neste artigo vou falar sobre o que fazer em Sana:

1. Cachoeira do Escorrega:

O caminho para lá é limpo e muito bem sinalizado, além de contar com uma trilha especial para cadeirantes. O percurso dura em média 20 minutos e o local é ótimo pra quem gosta de divertir-se escorregando em um "toboágua natural". Além disso possui uma piscina com pouca correnteza, bom também para crianças.

2. Pedra do Peito de Pombo:

Praticamente um símbolo de Sana, a pedra é uma formação rochosa que visto de vários ângulos parece um enorme pombo de peito estufado no alto da montanha. No topo, além de uma bela visão, pode-se avistar o litoral de Cabo Frio, Búzios, Macaé e Rio das Ostras. A caminhada dura em torno de 7 horas e só pode ser feita com acompanhamento de profissionais.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

3. Cachoeira da Mãe:

É a queda d'água mais conhecida do rio Peito de Pombo. O local oferece um salto de 12 metros de altura para àqueles que gostam de saltar da pedra em um belo poço de águas límpidas.

4. Cachoeira das Sete Quedas:

Uma sensacional queda d'água configurada em uma escadaria natural. A cachoeira ainda permite que você entre embaixo da caída da água.

5. Cachoeira do Pai:

Uma queda d'água de 16 metros de altura, com água clara e transparente e de baixa temperatura. Possui uma piscina natural semelhante à um poço. O local é cercado pela mata atlântica e seu acesso é através de trilha sinalizada e aberta.

6. Cachoeira do Filho:

Localizada entra a do Pai e a da Mãe, o acesso é através do "circuito das águas". Ela tem um tobogã que leva direto para o poço da cachoeira da Mãe. A descida é radical e rápida.

Outra atividade do lugar é a prática do rafting pelas corredeiras do rio Macaé. Além disso, é um fantástico lugar para boas fotografias e energização do corpo e da mente. Aproveite o que a natureza de Sana tem a oferecer e traga mais dicas de lá.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Macaé!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

18 Comentários
  1. Diego

    Sana é muito legal, mas o turismo está acabando com a natureza, infelizmente.

    • Diego

      E com o pacato distrito. Antes você podia sentar, num fim de tarde, na praça, pra bater um papo. Hoje já cercaram a praça, devido à degradação.

  2. Renato Macedo

    Eu gostei muito do lugar. Acho que o turista deve ter a consciência de que é necessário respeitar a natureza. Além disso, maus tratos à natureza é crime ambiental. Se o turismo for feito com preservação da natureza, todos saem ganhando.

  3. Fatima de Luzie Xavier Cavalcante

    Olá pessoal,
    Estamos envolvidos no Projeto Sana Brasil, com o objetivo de incentivar o turismo sustentável no Sana.

  4. Ana Teodosia

    Show demais esse blog de vocês! Parabéns! Sou de Goiás e não sabia que o RJ “escondia” tanta diversidade. Realmente o nosso Brasil nos impressiona. Estou indo aí em janeiro e fiquei super com vontade de conhecer Sana.

    • Renato Macedo

      Obrigado Ana! Que bom que gostou do blog. O RJ possui ainda bastante lugares de belezas naturais preservadas, como Sana, por exemplo. É fácil de chegar lá e vale muito a pena conhecer. Outro lugar bacana que possui essa diversidade é Trindade, que você pode conferir na matéria sobre Parati, aqui mesmo no blog. Caso consiga ir nesses lugares, depois nos conte o que achou. Desejo muito saber a sua opinião. Grande abraço.

  5. Juliana

    Gostaria muito de saber se a cidade tem turismo/guia pq estou indo em Janeiro e se tiver, manda o link, o telefone sei lá. Gostaria de fazer as trilhas masssss, com guia.. Obrigada pela ajuda e parabéns pelo site….

  6. Maria Margarida de Oliveira

    Uma amiga me falou de sana, dei uma olha no site achei o máximo, eu amooooo o verde , é tudo que eu preciso com certeza eu vou para relaxar, sai dessa selva que esta nos matado.
    abraços
    Margarida Oliveira

    • Renato Macedo

      Margarida,

      se é verde e um ótimo lugar para relaxar, você irá ao lugar certo. Sana é um lugar lindo e rico em belezas naturais. Aproveite bastante!!! E depois nos conte como foi.

  7. Camila

    Bom dia!!!

    Primeiramente, parabéns pelo blog, é um ótimo informativo!!

    Estou pretendendo ir pro Sana na semana santa, indica algum camping que seja bom e um pouco mais próximo do centro arraial do Sana? E saberia me dizer quando custa a diária?

    obrigada!

    • Renato Macedo

      Bom dia Camila!

      Ficamos muito felizes de que tenha gostado do blog. Um dos objetivos é justamente levar ao leitor o máximo de informações e dicas que adquirimos no local. Infelizmente não possuo indicação de camping lá. Mas a cidade possui um ótimo portal com as informações e contatos que podem lhe ajudar: http://www.portaldosana.com.br/

      Caso receba alguma indicação, lhe deixarei informada.

      Boa diversão lá! Depois conte como foi.

  8. Bárbara

    Gostaria de saber se vc poderia me passar o telefone do Camping da Praça…procurei procurei e não achei no google.
    Agradeço se puder me ajuda!!

  9. Stefhanny

    Olá,
    Vocês conhecem pousadas baratas em Sana que podiam me recomendar?

    • Renato Macedo

      Olá Stefhanny!

      Obrigado pela visita! Estou planejando voltar em agosto deste ano à Sana. Estou pesquisando algumas pousadas que sejam boas e não muito caras. Ainda não sei onde me hospedarei. Mas, quando voltar, posso lhe informar o preço e o que achei da pousada que fiquei. Tem um site bacana que me ajuda nas pesquisas das pousadas:

      http://www.feriasbrasil.com.br/rj/sana/hoteis-pousadas.cfm – já está com o endereço de Sana. Boa sorte! Espero ter ajudado.

  10. Lucia

    Olá! Gostaria muito de conhecer, mas fico em dúvida da pra ir com uma criança de 4 anos?

Totos os direitos reservados