Sana – RJ: O Paraíso das Águas

Que tal um lugar para curtir um friozinho de montanha no inverno ou refrescar-se em geladas águas no verão? Pois Sana oferece isso tudo em um lugar cercado pela beleza natural.

Cachoeira Escondida

Cachoeira Escondida

Localizada na Serra de Macaé, no Rio de Janeiro, Sana é um lugar paradisíaco, rico em recursos hídricos e em biodiversidade da Mata Atlântica. Além disso, há mais de 10 anos é área de proteção ambiental. O distrito oferece diversas cachoeiras e aqueles famosos "pocinhos" com águas límpidas, ideal para mergulho.

Atualmente, Sana possui uma ótima infraestrutura para receber turistas de todos os lugares, com um bom número de pousadas, hotéis-fazenda, áreas de camping, restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais. Como o lugar é simples e voltado para o desfrute da natureza, você não encontrará agências bancárias, nem caixas 24h. Portanto, uma dica: leve dinheiro, mesmo que em alguns estabelecimentos o cartão de crédito já seja aceito. É a garantia de não "ficar na mão".

No mês de julho costuma acontecer a Festa do Sana. É um festival com eventos culturais diversos, shows com artistas nacionais e locais e atrações esportivas. Este ano será nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2013. Sugiro para aqueles que desejam ir a fim de conhecer o lugar ou curtir um fim de semana em contato com a natureza, evitar este período. É quase impossível encontrar vaga em algum lugar na época e também o distrito estará lotado devido ao evento.

A riqueza natural de Sana proporciona lazer em diversos passeios e atividades ambientais. Neste artigo vou falar sobre o que fazer em Sana:

1. Cachoeira do Escorrega:

O caminho para lá é limpo e muito bem sinalizado, além de contar com uma trilha especial para cadeirantes. O percurso dura em média 20 minutos e o local é ótimo pra quem gosta de divertir-se escorregando em um "toboágua natural". Além disso possui uma piscina com pouca correnteza, bom também para crianças.

2. Pedra do Peito de Pombo:

Praticamente um símbolo de Sana, a pedra é uma formação rochosa que visto de vários ângulos parece um enorme pombo de peito estufado no alto da montanha. No topo, além de uma bela visão, pode-se avistar o litoral de Cabo Frio, Búzios, Macaé e Rio das Ostras. A caminhada dura em torno de 7 horas e só pode ser feita com acompanhamento de profissionais.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

3. Cachoeira da Mãe:

É a queda d'água mais conhecida do rio Peito de Pombo. O local oferece um salto de 12 metros de altura para àqueles que gostam de saltar da pedra em um belo poço de águas límpidas.

4. Cachoeira das Sete Quedas:

Uma sensacional queda d'água configurada em uma escadaria natural. A cachoeira ainda permite que você entre embaixo da caída da água.

5. Cachoeira do Pai:

Uma queda d'água de 16 metros de altura, com água clara e transparente e de baixa temperatura. Possui uma piscina natural semelhante à um poço. O local é cercado pela mata atlântica e seu acesso é através de trilha sinalizada e aberta.

6. Cachoeira do Filho:

Localizada entra a do Pai e a da Mãe, o acesso é através do "circuito das águas". Ela tem um tobogã que leva direto para o poço da cachoeira da Mãe. A descida é radical e rápida.

Outra atividade do lugar é a prática do rafting pelas corredeiras do rio Macaé. Além disso, é um fantástico lugar para boas fotografias e energização do corpo e da mente. Aproveite o que a natureza de Sana tem a oferecer e traga mais dicas de lá.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial de Carnaval, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão de crédito ou economize 25% no boleto bancário. Utilize o código promocional: CARNAVAL.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 210 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Aproveite esse , disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20%. Utilize o código promocional: CARNACHIP.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

18 Comentários
  1. Diego

    Sana é muito legal, mas o turismo está acabando com a natureza, infelizmente.

    • Diego

      E com o pacato distrito. Antes você podia sentar, num fim de tarde, na praça, pra bater um papo. Hoje já cercaram a praça, devido à degradação.

  2. Renato Macedo

    Eu gostei muito do lugar. Acho que o turista deve ter a consciência de que é necessário respeitar a natureza. Além disso, maus tratos à natureza é crime ambiental. Se o turismo for feito com preservação da natureza, todos saem ganhando.

  3. Fatima de Luzie Xavier Cavalcante

    Olá pessoal,
    Estamos envolvidos no Projeto Sana Brasil, com o objetivo de incentivar o turismo sustentável no Sana.

  4. Ana Teodosia

    Show demais esse blog de vocês! Parabéns! Sou de Goiás e não sabia que o RJ “escondia” tanta diversidade. Realmente o nosso Brasil nos impressiona. Estou indo aí em janeiro e fiquei super com vontade de conhecer Sana.

    • Renato Macedo

      Obrigado Ana! Que bom que gostou do blog. O RJ possui ainda bastante lugares de belezas naturais preservadas, como Sana, por exemplo. É fácil de chegar lá e vale muito a pena conhecer. Outro lugar bacana que possui essa diversidade é Trindade, que você pode conferir na matéria sobre Parati, aqui mesmo no blog. Caso consiga ir nesses lugares, depois nos conte o que achou. Desejo muito saber a sua opinião. Grande abraço.

  5. Juliana

    Gostaria muito de saber se a cidade tem turismo/guia pq estou indo em Janeiro e se tiver, manda o link, o telefone sei lá. Gostaria de fazer as trilhas masssss, com guia.. Obrigada pela ajuda e parabéns pelo site….

  6. Maria Margarida de Oliveira

    Uma amiga me falou de sana, dei uma olha no site achei o máximo, eu amooooo o verde , é tudo que eu preciso com certeza eu vou para relaxar, sai dessa selva que esta nos matado.
    abraços
    Margarida Oliveira

    • Renato Macedo

      Margarida,

      se é verde e um ótimo lugar para relaxar, você irá ao lugar certo. Sana é um lugar lindo e rico em belezas naturais. Aproveite bastante!!! E depois nos conte como foi.

  7. Camila

    Bom dia!!!

    Primeiramente, parabéns pelo blog, é um ótimo informativo!!

    Estou pretendendo ir pro Sana na semana santa, indica algum camping que seja bom e um pouco mais próximo do centro arraial do Sana? E saberia me dizer quando custa a diária?

    obrigada!

    • Renato Macedo

      Bom dia Camila!

      Ficamos muito felizes de que tenha gostado do blog. Um dos objetivos é justamente levar ao leitor o máximo de informações e dicas que adquirimos no local. Infelizmente não possuo indicação de camping lá. Mas a cidade possui um ótimo portal com as informações e contatos que podem lhe ajudar: http://www.portaldosana.com.br/

      Caso receba alguma indicação, lhe deixarei informada.

      Boa diversão lá! Depois conte como foi.

  8. Bárbara

    Gostaria de saber se vc poderia me passar o telefone do Camping da Praça…procurei procurei e não achei no google.
    Agradeço se puder me ajuda!!

  9. Stefhanny

    Olá,
    Vocês conhecem pousadas baratas em Sana que podiam me recomendar?

    • Renato Macedo

      Olá Stefhanny!

      Obrigado pela visita! Estou planejando voltar em agosto deste ano à Sana. Estou pesquisando algumas pousadas que sejam boas e não muito caras. Ainda não sei onde me hospedarei. Mas, quando voltar, posso lhe informar o preço e o que achei da pousada que fiquei. Tem um site bacana que me ajuda nas pesquisas das pousadas:

      http://www.feriasbrasil.com.br/rj/sana/hoteis-pousadas.cfm – já está com o endereço de Sana. Boa sorte! Espero ter ajudado.

  10. Lucia

    Olá! Gostaria muito de conhecer, mas fico em dúvida da pra ir com uma criança de 4 anos?

Totos os direitos reservados