Santiago com Crianças: O que fazer em um Roteiro de 5 Dias

Organizamos um roteiro em Santiago com crianças com duração de 5 dias. Veja o que fazer na capital chilena e arredores e siga nossas dicas.

Pai e Filho em Farellones durante roteiro em Santiago

Pai e Filho em Farellones durante roteiro em Santiago

Em nossa última viagem pelo Chile, montamos um roteiro de 5 dias com várias atividades em Santiago com crianças. Como viajamos em família, incluir atrações do interesse dos nossos filhos era fundamental para garantir que todos curtiriam a viagem.

Se você busca o que fazer em Santiago com crianças, esse artigo foi feito para você. Tenho certeza que ele pode te ajudar bastante no planejamento da via viagem a capital do Chile.

Na verdade dormimos um total de 6 noites em Santiago. Entretanto, considerando os dias de chegada e saída, tivemos na prática 5 dias para aproveitar a cidade e arredores. Outro detalhe é que dividimos nossa estadia na cidade em duas partes. Ficamos 3 dias logo que chegamos ao Chile. Em seguida voamos para o Sul do país onde fizemos uma road trip. Depois que retornamos a Santiago, ficamos mais 3 dias antes de retornar ao Brasil.

Santiago com Crianças

Importante explicar que esse roteiro em Santiago não foi organizado para crianças e sim, com crianças. Ou seja, ele tanto se preocupa de incluir algumas atividades interessantes para os pequenos, como em viabilizar a participação das crianças em atividades do interesse de adultos.

Eu como pai, me sinto super satisfeito quando meu filho se diverte, mesmo que a atividade em si não seja interessante para mim. E o fato da criança estar feliz durante a viagem vai permitir que ela te acompanhe em outras atividades que são do seu interesse.

Cabe aos pais tentar tornar interessantes para crianças algumas atividades que não tem o público infantil como alvo. Há várias maneiras de fazer isso. Você pode contar uma história que sejam do interesse dos pequenos ou criar uma brincadeira que os deixem entretidos. O que se conversa com a criança antes e durante das atividades de uma viagem pode fazer toda a diferença.

Roteiro Santiago: Dia 1

Chegamos em Santiago em uma quinta-feira a noite. Nossa preocupação foi apenas nos alimentar e descansar para o dia seguinte, quando nosso roteiro com crianças começaria.

Casas de Câmbio na Rua Augustinas

Casas de Câmbio na Rua Augustinas

Estrategicamente, escolhemos para o primeiro dia um passeio pelo centro histórico de Santiago. O motivo é que passaríamos pela famosa Rua Agustinas, local onde existem diversas casas de câmbio.

Lá você poderá encontrar a melhor cotação para conversar seus reais em pesos chilenos. Evite trocar no aeroporto pois, provavelmente, você pegará a pior cotação. No bairro de Providência também existem algumas casas de câmbio, mas podendo trocar na Rua Agustinas você fará o melhor negócio.

Fizemos todo o passeio por conta própria, usando o transporte público de Santiago. Clicando no link você vê todos os detalhes sobre a tarjeta Bip, preços e horários do metro.

Palácio de la Moneda

Começamos o roteiro visitando o Palácio de la Moneda que fica bem próximo da estação de metro Universidad de Chile. Caminhando 2 quadras você já chega a Rua Agustinas, local onde trocamos o dinheiro já pensando em todas a viagem.

Espelho d'água no Palácio de la Moneda

Espelho d'água no Palácio de la Moneda

Contraste no entorno da Plaza de Armas

Contraste no entorno da Plaza de Armas

Seguimos caminhando pelo Passeo Ahumada até chegar na Plaza de Armas. A praça é muito bonita e repleta de construções históricas. Destaque para a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico Nacional e o prédio dos Correios.

Parque Quinta Normal

Almoçamos num restaurante por ali e, na parte da tarde, seguimos de metro para o Parque Quinta Normal. Pegamos o transporte público na estação Plaza de Armas e descemos dentro do parque.

Santiago com crianças: Museu Artequin

Museu Artequin em Santiago do Chile

Cruzamos parte do parque em direção ao Museo Artequin, ótimo para uma viagem a Santiago com crianças. Antes de encerrar nosso primeiro dia na cidade, retornamos ao parque e conhecemos o Museo de História Natural.

Você pode ver todos os detalhes desse dia no artigo exclusivo sobre o nosso roteiro pelo Centro Histórico de Santiago.

Roteiro Santiago: Dia 2

Conhecer a famosa represa localizada na cordilheira dos Andes, na região de Cajón del Maipo, sempre foi um grande desejo nosso. Entretanto, tínhamos o receio se seria um passeio viável de se fazer com crianças.

Depois de muito avaliar, decidimos arriscar. Por isso temos esse blog, para viver as experiências primeiro e poder dar as dicas aos nossos leitores.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite esse cupom promocional de Halloween, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão ou economize 20% no boleto. Utilize o código: HALLOWEEN.

» Tire todas as suas dúvidas sobre o seguro viagem no Chile neste artigo. Qual o plano escolher? É obrigatório para entrar no país?

Embalse el Yeso

O passeio sai de Santiago super cedo e volta no final da tarde. São mais de 2 horas e meia de estrada até chegar lá, mas o tour tem algumas parada que aliviam esse trajeto. Imaginamos que as crianças poderiam gostar porque seria o primeiro contato delas com a neve, já que fizemos essa viagem no inverno.

Já compartilhamos todos os detalhes dessa experiência neste artigo sobre Cajón del Maipo no inverno.

Caminhada de 2 km até a represa

Caminhada de 2 km até a represa

Caminho com neve e gelo

Caminho com neve e gelo

Mas falando sobre a questão das crianças, e também de idosos, minha conclusão é que pode ser viável ou não. No período que fomos, auge do inverno, havia um bloqueio na parte final do trecho de estrada. Por isso as vans e carros tinham que ficar estacionados num ponto ainda longe da Embalse El Yeso. Logo, era obrigatório fazer uma caminhada relativamente longa, em subida, e com trechos de lama e neve.

Nessas condições não recomendo para crianças. Mas se não houver nenhum bloqueio, os carros e vans conseguem deixar os visitantes bem ao lado da represa. Dessa forma acho que é bem tranquilo o passeio, pois o que se caminha é por escolha dos turistas, apenas para explorar a região, e já num ponto onde o trajeto é todo plano.

Curtindo o visual de Embalse El Yeso

Curtindo o visual de Embalse El Yeso

Fizemos o passeio com a Destino Chile. Clicando no link você faz um orçamento sem compromisso e poderá tirar todas as suas dúvidas com antecedência, falando em português.

Sky Costanera

Voltamos para Santiago no final da tarde e ainda deu tempo de ver o pôr do Sol no Sky Costanera. Escolhemos descer da van no Costanera Center e fomos rapidamente para a entrada que dá acesso ao observatório no alto do prédio.

Importante lembrar que nem sempre o passeio de Cajón del Maipo chega em Santiago antes do pôr do Sol. Depende muito da época e das condições da estrada. Conversamos com a empresa enquanto considerávamos essa opção e a resposta foi de que eles não poderiam garantir se daria tempo. Então deixamos em aberto e fomos acompanhando o horário durante a volta, até ter certeza que seria possível.

Cordilheira dos Andes durante pôr do Sol

Cordilheira dos Andes durante pôr do Sol

Curtindo o pôr do Sol no Sky Costanera

Curtindo o pôr do Sol no Sky Costanera

Embora o dia tivesse bem nublado, no final da tarde o tempo já tinha aberto e pudemos ver um pôr do Sol maravilhoso. Não apenas o Sol se pondo de um lado, mas o reflexo nas montanhas do outro. Era difícil escolher para que lado olhar. As crianças adoraram e se divertiram bastante.

Roteiro Santiago: Dia 3

Depois de 3 noites em Santiago, fizemos o check-out, alugamos um carro e seguimos para Farellones. Na nossa programação a ideia era pernoitar no alto da montanha, numa casa alugada no Airbnb, e curtir o parque de neve logo cedo.

Estrada para Farellones

Estrada para Farellones

Essa foi uma ideia bem ousada, embora eu estivesse disposto a repetir, tomando alguns cuidados adicionais. Tivemos um imprevisto quanto tentávamos subir o Camino Farellones com o carro alugado. Contei todo o drama neste outro artigo, mas no final deu tudo certo.

Acredito que para a grande maioria dos brasileiros em Santiago com crianças, faça mais sentido simplesmente fazer um bate e volta. Contratar uma agência, sair cedo, subir a cordilheira, passar o dia em Farellones e retornar no final do dia.

Neste roteiro vou deixar essa sugestão mais simples, embora nossa estadia no alto da montanha tenha sido um grande diferencial da viagem. Veja quanto seria um passeio de 1 dia a Farellones com a Destino Chile clicando no link.

Farellones

Bom, e como é o passeio até o parque de neve em Farellones? Contei todos os detalhes neste outro artigo. Corre lá e da uma lida.

Santiago com crianças: Parques de Farellones

Parques de Farellones visto de cima

De uma forma geral nossa experiência foi boa, apesar dos imprevistos. O lugar é realmente lindo, diferente de tudo que temos no Brasil. O contato com a neve é inesquecível para quem nunca teve essa experiência.

Sem falar nas atrações em si, que são bem divertidas. Em especial destaco o teleférico, o tubing de 5 pessoas e o trenó. Este último bem radical, vale a pena.

Roteiro Santiago: Dia 4

Na verdade, na sequencia da viagem seguimos para o aeroporto e pegamos um voo interno para uma outra região do país. Em breve você poderá acompanhar aqui todos os detalhes da nossa Road Trip pelo Sul do Chile. Mas voltando a Santiago, o nosso quarto dia foi muito especial para as crianças.

Museo Interactivo Mirador

Mesmo não ficando tão próximo da região mais turística de Santiago, fizemos questão de incluir essa atração em nosso roteiro por Santiago. O Museo Interactivo Mirador é um verdadeiro parque de diversões para os pequenos, e muito educativo.

Interior do Museo Interactivo Mirador

Interior do Museo Interactivo Mirador

Primeiro, usamos o metro para nos deslocar até um ponto da cidade mais próximo do museu. A forma mais comum é descer na Estação Mirador, na linha verde de número 5. Outra possibilidade é usar a linha 4, de cor azul escuro, e descer na Estação Vicuña Mackenna. Essa última fica um pouquinho mais distante, mas para quem pretende pegar um Uber ou taxi vai dar praticamente no mesmo.

Se a ideia for ir a pé da estação de metro até o museu, ai recomendo usar a primeira opção. Caminhando da Estação Mirador até o MIM você vai demorar entre 10 e 15 minutos. Por estar com crianças e pessoas de idade, optamos por pegar um taxi e neste caso ficou mais fácil o roteiro vindo pela linha azul, descendo na Estação Vicuña Mackena.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

Atividades Complementares

A primeira coisa a se fazer ao chegar no museu, é se inscrever nas atividades complementares. É preciso agendar horário e existem vagas limitadas e algumas restrições.

Eu fiz o simulador de terremoto, e as crianças fizeram o cinema 3D. Além desses, estava também disponível uma atividade chamada pequeñas vibraciones que, pelo que entendi, seria uma explicação sobre terremotos. Sendo em espanhol, não faria tanto sentido para os meninos. É possível que em outras épocas existam atividades diferentes.

Santiago com crianças: Cimena 3D no MIM

Santiago com crianças: Cimena 3D no MIM

Cinema 3D do Museo Interactivo Mirador

Cinema 3D do Museo Interactivo Mirador

Com os horários já reservados para as atividades escolhidas, fomos conhecer o museu. O mais legal é que tudo que está em exposição é interativo, ou seja, as crianças podem mexer e brincar.

A melhor forma de mostrar como é o museu não é em texto ou fotos e sim em vídeo. Já publicamos um episódio completo exclusivamente sobre esse museu em nosso canal no YouTube. Não deixe de assistir.

Além do prédio principal, repleto de atividades, também visitamos o planetário que fica ao lado. Foi bem interessante não só para os pequenos mas também para os adultos.

Na área externa existe ainda mais atividades para a criançada. Tentamos dividir o tempo da melhor forma para que os meninos pudessem aproveitar um pouco de tudo.

Antes de deixar o museu, aproveitamos para almoçar por lá. Existe uma praça de alimentação e, no período que visitamos, tinha também uns food trucks.

Cerro Santa Lucia

Saindo do museu, caminhamos até o metro e seguimos até a Estação Bellas Artes. Ao contrário do que pareceria óbvio, descer na Estação Santa Lucia, preferimos explorar o cerro de trás pra frente. A ideia era fazer um trajeto de descida, evitando escadas.

Essa ideia é boa, você realmente evita muitas escadas, mas ainda assim, se quiser conhecer os melhores pontos do Cerro Santa Lucia, terá que encarar vários degraus.

Criança vendo o pôr do Sol no Cerro Santa Lucia

Criança vendo o pôr do Sol no Cerro Santa Lucia

Casal no topo do Cerro Santa Lucia em Santiago

Casal no topo do Cerro Santa Lucia em Santiago

O ponto alto é quando se chega ao topo do Castillo Hidalgo, onde existe um mirante com uma linda vista de Santiago. Se você conseguir chegar nesse ponto perto do pôr do Sol, poderá apreciar um visual maravilhoso.

Outras áreas do cerro podem servir de diversão para as crianças por algumas horas, tudo depende de quanto tempo você quer ficar no local.

Santiago com crianças: Cerro Santa Lucia

Entrada do Cerro Santa Lucia

Acabamos encerrando o passeio pela entrada principal do Cerro Santa Lucia. Esse trecho seria uma longa subida com vários degraus de escada, mas conhecendo o cerro da forma que fizemos, acabou sendo uma descida bem fácil de levar.

Já era praticamente noite mas ainda assim aproveitamos para fazer algumas comprar numa feirinha de artesanato localizada logo em frente. Fica a dica.

Roteiro Santiago: Dia 5

Em nosso último dia em Santiago com crianças, tínhamos uma programação intensa para cumprir. Montamos um cronograma detalhado para tentar conhecer tudo que ainda estava em nosso roteiro.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Evite as altas tarifas das operadoras e compre um chip internacional antecipadamente e já chegue no destino com tudo funcionando. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Parque Bicentenário

Logo pela manhã fomos até o Parque Bicentenário. Chamamos um taxi já que essa região não tem estações de metro tão próximas. Dessa forma ganhamos tempo e pudemos aproveitar ao máximo nosso passeio pelo parque, que diga-se de passagem, é lindo.

Esse é um local com muitos brinquedos para crianças. Na verdade, em Santiago de uma forma geral, todo parque tem áreas bem completas para crianças. Brinquedos grandiosos e bem diferentes chamam bastante a atenção dos pequenos.

Parque Bicentenário com Sky Costanera ao fundo

Parque Bicentenário com Sky Costanera ao fundo

Crianças alimentando os cisnes no Parque Bicentenário

Crianças alimentando os cisnes no Parque Bicentenário

Novamente de taxi, seguimos para o Patio Bellavista, onde almoçamos. O local é muito procurado por turistas tanto no almoço e principalmente na janta. Vários ótimos restaurantes estarão a sua disposição e, no horário do almoço, existem muitas opções com valores especiais.

Na parte da tarde, caminhamos até o Parque Metropolitano que fica a poucas quadras. O lugar estava lotado, em plena quarta-feira. Até hoje não conseguimos entender exatamente o motivo, talvez fosse um feriado no país.

Cerro San Cristobal

Em nosso planejamento, pegaríamos o funicular que parte desse local em direção ao Cerro San Cristobal, descendo inicialmente na estação intermediária que da acesso ao zoológico da cidade.

Fila do funicular no Parque Metropolitano

Fila do funicular no Parque Metropolitano

Subida do funicular para o Cerro San Cristobal

Subida do funicular pro Cerro San Cristobal

Infelizmente acabamos perdendo muito tempo na fila. Falar "muito tempo" não vai retratar o ocorrido, na verdade perdemos quase que a tarde toda na fila do funicular. Por esse motivo tivemos que desistir de conhecer o Zoológico de Santiago o que foi frustrante para as crianças.

Quando enfim conseguimos pegar o funicular, fomos direto para o topo do Cerro San Cristobal e pudemos apreciar a linda vista de Santiago já próximo do pôr do Sol. A programação era para chegar nesse ponto bem antes e curtir o pôr do Sol enquanto fazíamos o passeio de teleférico.

Família em Santiago com crianças no Cero San Cristobal

Família em Santiago no Cero San Cristobal

Cordilheira vista do Cerro San Cristobal

Cordilheira vista do Cerro San Cristobal

Teleférico de Santiago

Bom, fizemos o que foi possível. A fila do teleférico também estava bem grande e só conseguimos entrar na atração quando já era noite. Sequer foi possível fazer o trajeto de volta, sendo necessário descer do teleférico na estação Oasis. O passeio ficou bem comprometido pois como estava tudo escuro, não dava pra ver muito bem a vista da cidade.

Teleférico de Santiago: Estação Cumbre

Teleférico de Santiago: Estação Cumbre

No teleférico de Santiago com crianças à noite

No teleférico de Santiago com crianças à noite

De lá, voltamos para o hotel de taxi, afinal se locomover a partir daquele ponto não estava em nosso roteiro original.

Vai ficar mais dias em Santiago?

Se a sua estadia em Santiago do Chile vai te proporcionar mais dias, existem outras coisas que você pode fazer. Vou deixar algumas sugestões a seguir.

Valparaíso e Viña del Mar

Muitos brasileiros gostam de fazer esse passeio de um dia para conhecer o litoral chileno. As cidades de Viña del Mar e Valparaíso ficam de frente para o Oceano Pacífico e possuem alguns atrativos.

Valparaíso

Valparaíso

Viña del Mar

Viña del Mar

Você pode alugar um carro no Chile e fazer esse passeio por conta própria ou contratar uma agência e fazer o tour com toda a tranquilidade.

Tour em Vinícolas

O Chile é um grande produtor de vinho e nos arredores de Santigo existem muitas opções de tours em vinícolas. Não fizemos nenhum justamente por estarmos viajando com crianças e não sermos assim tão fãs de vinho #TeamBeer. Mas acho que pode ser possível esse tour com crianças, dependendo da forma que os pais envolvam os filhos na atividade.

E claro, é muito importante que existam outras atividades no dia, essas sim mais voltadas para os pequenos. Veja como foi a experiência do Vinícius, editor aqui do Para Viagem, na vinícola Undurraga

Valle Nevado

Assim como é possível fazer um bate e volta até Farellones, muitos turistas brasileiros optam por conhecer também o Valle Nevado. É possível fazer uma visita no mesmo passeio de Farellones, o que não recomendo, ou uma visita exclusiva.

O local é uma estação de sky e o turista pode comprar o day use e passar o dia todo esquiando pelas mais de 40 pistas. Para novatos, é possível fazer uma aula de 1 hora e aproveitar o restante do tempo para praticar.

Portilho

O passeio de Cajón del Maipo ficou indisponível durante determinado período. Como alternativa as principais agências passaram a oferecer um passeio até Portilho, local na cordilheira dos Andes com um lindo lago, um hotel e uma estação de esqui.

Passeio a Portillo saindo de Santiago

Passeio a Portillo saindo de Santiago

O trajeto segue na direção oposta, ao norte de Santiago, mas o tempo de estrada é equivalente. Pela semelhança do visual e das características do passeio, passou a ser uma ótima alternativa nos períodos de indisponibilidade de acesso a Embalse el Yeso.

Na Destino Chile você pode fazer uma cotação sem compromisso para todos esses passeios, contando com um atendimento em português.

Ver Preços dos Passeios

Vale a Pena ir a Santiago com Crianças?

Sim, vale muito a pena. Seja no verão ou inverno, a cidade está muito preparada para receber os pequenos. Várias opções de parques e museus ótimos para ir com seus filhos e claro, programações de neve que sempre agradam a criançada.

Espero que você tenha gostado dessas dicas de como aproveitar Santiago com crianças. Faltou alguma dica? Deixe nos comentários.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom promocional de Halloween, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão de crédito ou economize 20% no boleto bancário. Utilize o código promocional: HALLOWEEN.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 130 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados