Exigência da Permissão Para Dirigir na Flórida

Desde janeiro de 2013 a Flórida passou a exigir a PID para que oficiais de trânsito pudessem compreender as licenças apresentadas pelos motoristas, facilitando a fiscalização.

No início de janeiro de 2013, entrou em vigor na Flórida uma lei que exigia que os motoristas de fora apresentassem uma PID – permissão internacional para dirigir, de modo a facilitar a fiscalização das autoridade rodoviárias locais.

A notícia foi pouco divulgada no Brasil no início, mas depois passou a ser veiculada com frequência na mídia.

Recordo que eu estava em Orlando em fevereiro daquele ano quando tomei conhecimento da “novidade” por uma prima pelo Facebook e fiquei um tanto assustado, mas felizmente não tive problemas. Tão pouco a locadora exigiu de mim a apresentação do documento.

Acontece que com a mesma rapidez que a lei entrou em vigor, rapidamente foi suspensa, menos de quinze dias depois por suspeita de afronta à Convenção de Genebra para Tráfego Rodoviário, do qual os Estados Unidos é signatário.

De qualquer maneira, o tema ainda não está totalmente definido, já que uma decisão final ainda deverá ser tomada.

(A título de atualização, é importante informar que o Estado da Flórida revogou desde abril/13 a lei que obrigava a todos os estrangeiros apresentarem a Permissão Internacional para Dirigir.

Segundo o o Governador do estado norte-americano, Rick Scott, a decisão garante que "visitantes estrangeiros continuem vindo para a Flórida", pois o objetivo é que Flórida continue a ser "o primeiro destino turístico de todo o mundo").

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

De toda forma, é sempre muito importante estar atento a novas mudanças.

O fato é: se você está planejando viajar para a Flórida, fique extremamente atento à possível mudança dessa regra. Desde logo, é importante saber que a PID pode ser requerida junto ao DETRAN, mediante pagamento de uma taxa (No Rio de Janeiro, o valor atual é de R$ 135,32 - ano-base 2017).

O DETRAN promete entregar a permissão para dirigir no prazo de 24 horas.

Mais uma vez, relembro da importância do planejamento de uma viagem. Situações como esta podem ser rapidamente contornadas se você está planejando sua viagem com antecedência de modo que, havendo alteração da legislação da Flórida, você possa, em tempo hábil, providenciar a PID.

O importante é saber que existe a possibilidade da regra voltar a valer.

Para mais informações, visite o site do DETRAN

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 10% pagando no cartão de crédito ou economize 15% no boleto bancário. Utilize o código promocional: SEGURA.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos ilimitados nos Estados Unidos e Canadá com conexão de internet 4G. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Flórida!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.


7 Comentários
  1. Paulo

    Bom saber que, pelo menos por enquanto, não é mais necessário ter a PID para dirijir na Flórida, destino popular dos brasileiros.

    Mas e nos outros estados? Pretendo ir à Califórnia no final do ano ou no ano que vem e gostaria de saber se lá também podemos dirigir com a habilitação brasileira normalmente ou se tem alguma exigência extra.

    • Vinícius Miranda

      Olá Paulo, obrigado pelo comentário. Sua participação é muito importante!
      Fique tranquilo, pois na Califórnia também não há exigência da PID (pelo menos por enquanto). A nossa carteira de habilitação é aceita por lá normalmente.

      Geralmente são exigidas carteiras internacionais de países com alfabeto diferente do nosso, onde fica impossível verificar nome.

      Mas nunca é demais lembrar que as regras de trânsito lá são diferentes das nossas.

      Oportunamente postaremos no blog algumas dicas para os brasileiros não fazerem feio no trânsito nos EUA.

      Um abraço!

  2. Essa informação eu não tinha. Pretendia viajar e não sabia que em alguns países é necessário a apresentação da PID. Olhei lá no site do Detran e em muitos países é requerida a PID.

    Ótimo post. Obrigado!

    • Vinícius Miranda

      Pois é, João.

      Por isso nós sempre recomendamos um planejamento prévio. Em alguns lugares, a PID é realmente dispensável, mas vale a pena se informar muito bem para não se dar mal.

      E em algumas vezes, mesmo havendo a exigência da PID, mesmo assim a locadoras não exigem o documento. Olha o perigo.

      Melhor se precaver sempre!

      um abraço.

  3. Alexandre

    Amigo, fui para Orlando na última semana de fevereiro e não estava sabendo disso. Até aluguei um carro em meu nome lá, e os únicos documentos que eu tive que apresentar foram minha CNH original do Brasil e um cartão de crédito em meu nome (para eles efetuarem um bloqueio em caso de avaria com o veículo).
    Acho que não entrou 100% em vigor essa medida, ou pelo menos a Dollar Rent A Car está desinformada… rsrs

    • Vinícius Miranda

      Na verdade Alexandre, como dissemos na matéria, a exigência entrou em vigor no dia 1º de janeiro e foi suspensa logo depois, no dia 14.

      Eu também estava em Orlando em fevereiro, sem a PID, e não houve qualquer problema no aluguel do carro.

      um abraço.

    • Rafael Miranda

      Parece que mesmo com a restrição em vigor, a PID não é necessariamente exigida pela locadora do carro, e sim pelo policial que eventualmente te parar no trânsito.

      Por isso, independente dos documentos solicitados pela locadora, é bom estar informado e ter os documentos necessários para evitar problemas na viagem.

Totos os direitos reservados