Tratado de Schengen: Tudo que o Turista Precisa Saber

Afinal o que é o Tratado de Schengen? Conheça todos os detalhes desse acordo entre países da Europa e descubra qual o seguro viagem certo para essa viagem.

Bandeira da União Europeia

Bandeira da União Europeia

Está de viagem marcada para o continente europeu, ouviu falar do Tratado de Schengen mas não sabe do que se trata? Então você veio ao lugar certo.

Quem já conhece a Europa sabe como é fácil atravessar a fronteira de um país para outro. Os turistas conseguem conhecer diversos países numa só viagem sem sequer precisar apresentar o passaporte novamente. Só é preciso fazer a imigração uma única vez, assim que se chega ao continente europeu.

Isso só é possível graças ao Tratado de Schengen. Mas é preciso entender como tudo funciona, e quais regras precisam ser respeitadas.

O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen, ou Acordo de Schengen, foi criado em 1985 com a união firmada primeiramente entre França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. Após 34 anos, o Tratado de Schengen atual conta com 26 países europeus, a maioria integrantes da União Europeia.

O acordo tem o objetivo de permitir a livre circulação de pessoas entre os países participantes. Por exemplo, quando se pega um voo da França para a Alemanha, na prática é como se fosse um voo doméstico e não internacional. A mesma facilidade existe para cruzar a fronteira de trem ou mesmo dirigindo um carro.

Claro que ainda assim é sempre imprescindível carregar consigo o passaporte. Afinal de contas, ele funciona como documento de identificação do turista quando estão em território estrangeiro. Ele será obrigatório, assim como outros documentos, no momento da imigração ao chegar na Europa e passar pelo controle de fronteira. Só depois que já estiver no continente europeu, dentro do Espaço Schengen, é que pode se beneficiar da livre circulação entre os países.

Mas afinal de contas, quais são os países que fazem parte do Tratado de Schengen?

Países do Tratado de Schengen

Do ponto de vista do turista, o que mais importa é entender qual é o Espaço Schengen, a área da Europa onde ele terá livre circulação. Para facilitar a compreensão preparamos um mapa destacando de azul claro e azul escuro os países que fazem parte do Acordo de Schengen.

Países do Tratado de Schengen atualmente

Espaço Schengen atual (área azul claro e escuro do mapa)

 Países membros da União Europeia que são parte do Espaço Schengen
 Países que NÃO são da União Europeia mas fazem parte do Espaço Schengen
 Países ainda trabalhando para implementar regras do Espaço Schengen
 Países membros da União Europeia que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

Abaixo você acompanha a lista completa dos países participantes do Tratado de Schengen:

  •   Alemanha
  •   Austria
  •   Belgica
  •   Dinamarca
  •   Eslováquia
  •   Eslovênia
  •   Espanha
  •   Estônia
  •   Finlândia
  •   França
  •   Grécia
  •   Holanda
  •   Hungria
  •   Islândia
  •   Itália
  •   Letônia
  •   Liechtenstein
  •   Lituânia
  •   Luxemburgo
  •   Malta
  •   Noruega
  •   Polônia
  •   Portugal
  •   República Tcheca
  •   Suécia
  •   Suíça

Apenas 4 países dessa lista não fazem parte da União Europeia, embora participem do tratado de livre circulação. São eles: Suíça, Liechtesnstein, Noruega e Islândia.

Importante lembrar que 3 estados independentes da Europa, embora não participem do Tratado de Schengen, possuem suas fronteiras abertas. Mônaco, San Marino e Vaticano também permitem que pessoas circulem livremente por suas fronteiras.

Países Fora do Tratado de Schengen

Uma dúvida muito comum é saber quais são os países que estão fora do Espaço Schengen. Essa informação é importante pois para esses destinos o turista não terá o benefício da livre circulação.

  Membros da União Europeia fora do Acordo

O Reino Unido, composto pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, assim como a Irlanda não fazem parte do Espaço Schengen. Embora os países ainda façam parte da União Europeia, optaram por não aderir ao acordo mantendo suas políticas de imigração.

Já a Bulgária, Chipre, Croácia e Romênia, são teoricamente obrigadas pela União Europeia a participar do Tratado de Schengen, porém ainda não conseguiram implementar as políticas e regras necessárias e por isso ainda não foram incluídas.

  Outros Países Fora do Tratado de Schengen

Temos ainda uma lista com alguns países que não fazem parte nem da União Europeia e nem do Tratado de Schengen.

São eles: Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Albânia, Macedônia do Norte, Turquia, Moldávia, Ucrânia, Bielorrússia e Rússia.

Para entrar nesses países é preciso verificar as exigência de cada um, caso a caso, não havendo possibilidade de livre circulação.

  Outros Territórios fora do Espaço Schengen

Mesmo considerando países participantes do Tratado de Schengen, alguns de seus territórios acabaram ficando de fora do acordo.

É o caso da Helgoland, uma pequena ilha alemã localizada ao norte do país. A Groenlândia e as Ilhas Feroé, pertencentes à Dinamarca, também estão de fora. Da mesma forma, Svalbard, no ártico norueguês, e todos os territórios franceses fora do país não estão no Espaço Schengen.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece plano de dados em 210 países, com conexão de internet ilimitada. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

União Europeia, Zona do Euro e Tratado de Schengen

Muitas vezes o viajante não entende exatamente as diferenças entre esses termos e pode acabar se confundindo. Para ajudar a entender cada um deles, veja abaixo as diferenças entre União Europeia, Zona do Euro e Tratado de Schengen:

  •   UNIÃO EUROPEIA: é um bloco econômico e político composto por 28 países europeus. Cada estado membro conserva sua independência, além de atuar dentro de um sistema híbrido composto por instituições através das quais se tomam decisões mediante a participação e negociação de todos os governos membros.
  •   ZONA DO EURO: é uma união monetária com o objetivo de instauração de uma moeda única entre os países participantes. Dentre os membros da União Europeia, apenas a Dinamarca e o Reino Unido não são obrigados a utilizar o Euro. Na prática, outros países do bloco econômico também não usam a moeda devido a não atenderem a critérios de convergência. É o caso da Suécia, República Tcheca e outros membros da UE.
  •   TRATADO DE SCHENGEN: é um acordo com o objetivo de facilitar a circulação de pessoas dentro dos países participantes.

Na verdade todas essas iniciativas partem de um objetivo em comum, fortalecer o bloco europeu e potencializar o mercado. Acontece que como cada país tem suas características e complexidades, alguns podem fazer parte da União Europeia e do Tratado de Schengen, mas não estar ainda dentro da Zona do Euro.

Tratado de Schengen para os Turistas

Na prática, é o Tratado de Schengen que mais importa para o turista brasileiro que vai à Europa. Ele interfere diretamente na questão do visto e eventuais exigência para sua entrada no continente europeu.

Os viajantes brasileiros não precisam emitir um visto antes da viagem se forem permanecer por menos de 90 dias no Espaço Schengen. Na verdade é como se o seu visto fosse liberado na hora que você faz a imigração. Claro que para que isso ocorra sem imprevistos é preciso atender a todas as exigências.

Entrada no Espaço Schengen

Controle de Passaporte na Europa

Não são raros os casos de pessoas que não são aceitas ao chegarem na Europa e acabam voltando ao país de origem. Na maioria dos casos são pessoas que possivelmente desejavam imigrar de forma permanente na Europa, mas essa situação também pode acontecer com turistas. Basta que eles não tenham em mãos todos os documentos necessários.

Documentos Obrigatórios para Entrar na Europa

Muita gente chega nessa parte muito preocupado em ser deportado. Na verdade se você está indo para a Europa realmente para fazer turismo, você não tem motivos para ficar nervoso. O nervosismo no momento da imigração pode ser inclusive um inimigo.

É importante entender que os agentes da imigração não tem nenhum interesse em impedir turistas de entrarem no Espaço Schengen. Ao contrário, todas as facilidades nesse sentido promovidas pelo Tratado de Schengen busca, entre outras coisas, incentivar o turismo.

Os agentes apenas buscam identificar pessoas que tenham a intenção de permanecer na Europa, de forma ilegal. E é justamente aí que o seu nervosismo pode atrapalhar e despertar a desconfiança do funcionário que estiver analisando seus documentos.

Basta você levar os documentos aqui relacionados que é quase impossível você ter esse tipo de imprevisto:

  •   PASSAPORTE: é obrigatório ter um passaporte com validade mínima de 3 meses após a data de término da viagem.
  •   PASSAGEM DE VOLTA: passagem de volta ao Brasil ou de saída do Espaço Schengen em direção a outro país não pertencente ao tratado.
  •   COMPROVANTE DE HOSPEDAGEM: reserva do hotel, albergue, apartamento de temporada ou até mesmo uma carta-convite caso você vá se hospedar na residência de um cidadão residente legalizado no país.
  •   COMPROVAÇÕES FINANCEIRAS: dinheiro em espécie, cartão de crédito com comprovação de limite, travel Money com comprovação de valor ou qualquer outra prova de como pretende se sustentar no período que ficará no Espaço Schengen.
  •   SEGURO VIAGEM: apólice de seguro viagem com cobertura mínima de €30.000 para despesas médicas e hospitalares.

Se você deseja permanecer como turista por mais de 90 dias no Espaço Schengen será necessário solicitar um visto com antecedência. A liberação do visto é apenas para o turista que vai permanecer por até 90 dias.

Tratado de Schengen: Seguro Viagem

Como falamos acima, de acordo com o Tratado de Schengen, o viajante precisa ter um seguro viagem para entrar na Europa. A apólice precisa ser emitida com antecedência, ainda no Brasil, antes do início da viagem.

No caso de uma viagem a Europa, não é uma questão de escolha do viajante. O seguro viagem é um dos documentos obrigatório para entrada no Espaço Schengen conforme o regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia. Não apresentação a apólice pode acarretar em deportação.

Tratado de Schengen: Documentos de Viagem

Documentos exigidos pelo Tratado de Schengen

Ou seja, antes de organizar o melhor roteiro e fazer as malas, busque um seguro viagem adequado. Escolha um plano que, além de atender as exigência europeias, possa dar toda a segurança necessária para o seu perfil de viagem.

Qual o Seguro Viagem Escolher?

Você deve estar se perguntando: mas qual o seguro viagem escolher para as minhas próximas férias na Europa?

Em uma pesquisa na internet conseguimos achar uma gama de opções, com várias características de coberturas. Os viajantes mais inexperientes certamente ficarão confusos sem saber qual a seguradora e plano contratar.

Muitas vezes chamado de Seguro Viagem Schengen ou mesmo Seguro Viagem Europa, são planos oferecidos pelas seguradoras, criados especificamente para atender as exigência do Tratado de Schengen. Ainda assim sobram dúvidas na cabeça dos viajantes sobre a qualidade do serviço oferecido pela seguradora e também sobre as diferentes coberturas adicionais da apólice.

Será que aquele plano da Assist Card é bom? E a seguradora Travel Ace, é confiável? Qual plano da GTA tem as coberturas que eu preciso?

Qual Será a Cobertura do Seguro?

Na hora da contratação do seguro viagem é fundamental saber o valor da cobertura oferecido para DMH, despesa médica hospitalar. Para uma viagem a Europa, o seguro viagem precisa ter uma cobertura a partir de $30.000 euros ou o equivalente em dólares.

Mesmo não sendo critério exigido no Tratado de Schengen, também é importante observar os valores de outras coberturas do seguro viagem. Cobertura odontológica, farmacêutica e fisioterápica também podem ser importantes em caso de emergências.

Mulheres grávidas precisam verificar se o seguro tem cobertura para gestantes. Da mesma forma, quem vai esquiar, por exemplo, precisa ter certeza que existe cobertura para praticas esportivas.

Repatriações, traslados, auxílios, serviços e até assistência jurídica também podem fazer parte da sua apólice. É preciso analisar todas as possibilidades para escolher a melhor opção.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Quanto Custa o Seguro Viagem Schengen?

O custo do Seguro Viagem Schengen certamente vai variar de acordo com as coberturas oferecidas, o período da viagem e a seguradora contratada.

Considerando um plano básico, com o mínimo de cobertura exigido pelo Tratado de Schengen, o custo diário fica em torno de R$10,00 por pessoa. Se você considerar o custo total de uma viagem à Europa, o seguro provavelmente irá representar cerca de 1% ou até menos.

Muita gente considera o custo de emergências médicas no país de destino no momento de escolher o plano do seguro viagem. A cobertura de €30.000 euros é suficiente para cobrir os imprevistos médicos mais comuns.

Por outro lado, uma emergência mais grave pode ultrapassar e muito esse valor. Se você quer estar coberto para situações que exijam uma internação ou uma intervenção cirúrgica, é bom pensar em planos com coberturas maiores.

É sempre bom lembrar que, ao escolher um seguro viagem com uma cobertura mais completa, o valor pago também aumenta. Ainda assim é possível encontrar planos melhores pagando preços bem razoáveis.

Como Fazer uma Cotação de Seguro Viagem?

Agora que você sabe não apenas da exigência do Seguro Viagem Schengen, mas também de sua importância para garantir uma viagem tranquila, vamos aprender a fazer uma cotação online. Além de comparar o valor de várias seguradoras e planos ao mesmo tempo, também é possível comparar as coberturas de forma simples e rápida.

Muito melhor do que acessar o site de cada seguradora é utilizar um comparador de seguro viagem. A Seguros Promo é nossa parceira e oferece um serviço de qualidade sempre com os melhores preços. Mais barato inclusive do que comprando no site da própria seguradora.

E o melhor é a ferramenta de comparação de planos. Sempre uso essa opção para escolher o seguro mais adequado pela facilidade como ela exibe as informações de cada apólice.

Para iniciar sua cotação de seguro viagem basta preencher o destino, neste caso Europa. Em seguida informe a data de embarque e desembarque no Brasil. Complete a solicitação colocando seus dados pessoais.

Clicando no botão Pesquisar, em alguns segundos você terá acesso a uma lista completa de opções de seguro viagem, todos compatíveis com as regras do Tratado Schengen. Você pode marcar até 4 para compará-los, exibindo todos os detalhes das coberturas numa tabela.

Uma vez escolhido o seguro, basta seguir para a tela de compra, preencher os dados de pagamento e finalizar o pedido.

A Seguros Promo é Confiável?

A Seguros Promo é parte do grupo Belvitur, agência de viagens fundada a mais de 50 anos em Belo Horizonte. O grupo conta hoje com mais de 200 funcionários e já ganhou dois prêmios relacionados ao setor de turismo.

Falando especificamente da Seguros Promo, a melhor forma de verificar a qualidade e confiança da empresa é pelo site Reclame Aqui. A empresa tem 100% das reclamações respondidas, com índice de solução superior a 92%. Mais de 82% das pessoas que reclamaram disseram que voltariam a fazer negócio com a empresa. Sua avaliação geral é considerada ótima com uma nota 9 de média.

Reputação da Seguros Promo no Reclame Aqui

Reputação da Seguros Promo no Reclame Aqui

Ao olhar as considerações finais dos consumidores no Reclame Aqui, é comum achar comentários positivos. Em geral os consumidores destacam a velocidade, eficácia e simpatia do atendimento. "Foram muito prestativos e proativos para resolver o meu caso", comentou uma cliente.

Seguro Viagem Europa com Desconto

É claro que todo mundo quer contratar um seguro viagem Europa barato. Fazendo sua compra pela Seguros Promo você já garante um preço excelente, e o valor final ainda pode ter 10% de desconto.

O blog Para Viagem oferece um cupom de desconto exclusivo que já garante 5% a menos no valor final. E não importa quantos sejam os segurados. Se for comprar seguro para a família toda, o desconto é em cima do valor total. Basta usar o código PARAVIAGEM05.

E se você escolher pagar com boleto bancário terá direito a mais 5% de desconto. No final das contas o valor total pago poderá ter uma economia de 10%.

Faça uma cotação sem compromisso na Seguros Promo agora mesmo e garanta nosso desconto exclusivo no seu seguro.

Cotar Seguro Viagem

E tem mais! Eventualmente a Seguros Promo lança ações promocionais em datas especiais. Se você busca descontos ainda maiores segue a gente lá no Instagram, no perfil @paraviagembr. Estamos sempre divulgando essas oportunidades de descontos por lá.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados