Turismo nas Cidades-sede da Copa: Belo Horizonte

Das belezas naturais ao cuidadoso planejamento urbano, Belo Horizonte possui várias razões para ser considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida da América Latina.

Igreja de São Francisco de Assis: detalhe para o mosaico de azulejos de Portinari

Igreja de São Francisco de Assis: detalhe para o mosaico de azulejos de Portinari

A capital de Minas Gerais é uma cidade grande. Com pouco mais de 2,4 milhões de habitantes, Belo Horizonte é o sexto município mais populoso do Brasil, mas não perdeu aquele jeitinho de cidade do interior. Urbana e ao mesmo tempo bucólica, BH tem opções para todos os gostos. É um lugar “arretado de bão”!

Durante a Copa do Mundo o reformadíssimo estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido popularmente como Mineirão receberá as seguintes partidas: Colômbia X Grécia (14/06), Bélgica X Argélia (17/06), Argentina X Irã (21/06), Costa Rica X Inglaterra (24/06), um jogo das oitavas de final (28/06) e uma semifinal (08/07).

A primeira cidade planejada do país foi a escolhida pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer no início de sua carreira profissional, nos anos 40 para abrigar suas obras arquitetônicas, a maioria delas concentradas na região da Pampulha. Por esta razão, um dos grandes atrativos da capital mineira é o Circuito Niemeyer, um conjunto de obras do arquiteto espalhadas por toda a cidade. Veja o que fazer em BH:

A mais recente delas é a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, construída em 2010 para se tornar a nova sede administrativa do governo de Minas Gerais e abriga um dos maiores prédios de concreto suspenso do mundo.

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e um dos primeiros projetos do arquiteto. É formado pela Igreja de São Francisco de Assis, ornamentada com 14 painéis de azulejo de Cândido Portinari retratando a Via Sacra, a Casa do Baile, que é um espaço para exposições, o Cassino, onde hoje funciona o Museu de Arte, além do Iate Clube.

Há também a Biblioteca Pública Estadual Luis Bessa e o Edifício Niemeyer, uma de suas obras mais famosas e que causa um efeito visual que dá a sensação do prédio ser mais alto do que realmente é.

Outras obras como o Conjunto Habitacional Juscelino Kubitschek, a Escola Estadual Milton Campos, dentre outras, completam o circuito de obras arquitetônicas na cidade assinadas por Niemeyer.

Para maiores detalhes sobre o Roteiro Niemeyer, veja aqui.

Um lugar imperdível é sem dúvida a Lagoa da Pampulha, um dos cartões postais da cidade. O lugar é adornado por obras de Niemeyer, conforme já citado, e concentra uma boa parte dos pontos turísticos da capital mineira.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

Museus e espaços culturais estão entre os principais atrativos de Belo Horizonte e reúnem visitantes de todas as idades. Se estiver com crianças não deixe de visitar o Museu de Ciências Naturais, que concentra uma das principais coleções de fósseis de mamíferos da América do Sul, além de exemplares da fauna brasileira, desde mamíferos, aves, répteis, até anfíbios, com especial destaque para as espécies do cerrado. Fica na PUC.

A Praça da Liberdade é outro destaque. Com estilo francês neoclássico o Palácio da Liberdade ali construído foi inspirado no Palácio de Versailles. O lugar concentra ainda lindos jardins, fontes, estátuas e diversas opções de lazer e cultura, além de ser muito bem arborizado. Não se esqueça também de visitar o tradicional Xodó, que faz parte da tradição da praça. E aos domingos, vale a pena visitar a feira de artesanato na Av. Afonso Pena.

O Parque das Mangabeiras é um excelente local para curtir a natureza. No pé da Serra do Curral, possui diversas trilhas em meio à mata nativa. O espaço abriga lago, cachoeiras, quadras esportivas, mirante e uma praça onde ocorrem eventos musicais.

Um passeio muito interessante é conhecer as grutas existentes em BH e seus arredores. As mais conhecidas são Lapinha, Maquiné e Rei do Mato. Uma experiência realmente única.

Belo Horizonte também é conhecida como a Capital dos Botecos. A cidade concentra o maior índice de bares por habitante. Não deixe de experimentar um petisco tipicamente mineiro acompanhado é, claro, da famosa cachaça.

Não podemos deixar de mencionar o Mercado Central. O local bastante democrático reúne mais de 400 lojas e tem de tudo: queijos, doces típicos, cachaça, barzinhos com cerveja gelada e toda variedade de petiscos, além de artesanato. Lá você encontra produtos típicos das várias regiões de Minas.

São tantos atrativos, que certamente alguns ficaram de fora desta matéria. Se você conhece algum ponto imperdível de Belo Horizonte que não foi lembrado aqui, não deixe de citá-lo.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom promocional de Dia das Mães, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão de crédito ou economize 25% no boleto bancário. Utilize o código promocional: MAES.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 210 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Não deixe de conferir o que Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Natal e Manaus têm a oferecer.

Galeria de Fotos:

5 Comentários
  1. Marcia Moreira

    Existe tbm o Santuario Serra da Piedade.É lindo e vale muito a pena conhecer…

    • Vinícius Miranda

      Olá Márcia,

      Você tem toda razão! O Santuário de N. Sra. da Piedade fica localizado no município de Caetés, a 48 Km de BH, num cenário de riquíssima beleza natural e belíssima vista do alto da montanha, a 1746 metros de altura.

      Obrigado pela contribuição.

      Um abraço.

  2. Carlos

    Esqueceu de falar da maior atração cultural de Belo Horizonte atualmente, que são os prédios ao redor da Praça da Liberdade. Cada um deles é um museu! É o maior circuito de museus num só lugar do Brasil. Dá pra passar o dia todo visitando os museus, além disto o Palácio da Liberdade também se localiza na praça e está aberto à visitação.
    A Praça do papa é excelente para se ter uma bela vista da cidade e também da serra do Curral, perto dalí tem o Parque das Mangabeiras, o maior da cidade que tem até cachoeiras, e pra ver melhor ainda a vista você pode subir a montanha no Parque da Serra do Curral
    Vale a pena destacar o bairro de Sta. Tereza onde tem a vida boêmia da cidade com vários bares. Além da famosa Savassi, região nobre na área central da cidade onde se encontra desde lojas à restaurantes de luxo, além das boites para todos os gostos e gêneros.
    A capital Belo Horizontina também é a capital do Rock, pelo menos uns 12 bares de rock pela cidade, tocando Rock’n’Roll de excelente qualidade, de covers à bandas autorais.

    • Carlos

      P.S.:
      Saia também de Belo Horizonte para visitar as atrações ao redor. Vale a pena destacar o Patrimônio Histórico da Humanidade que é a cidade de Ouro Preto, imperdível (aprox. 1:30h de viagem) Dá pra ir e voltar no mesmo dia, mas é melhor se hospedar lá e aproveitar a noite.
      Também perto de BH tem o Inhotim, uma mistura de jardim botânico com museu de arte contemporânea, ganhou padrão top mundial!

Totos os direitos reservados