Turismo nas Cidades-sede da Copa: Cuiabá

Cuiabá é apelidada de “Cidade Verde” por concentrar belíssimos atrativos turísticos junto à natureza. Confira algumas dicas para você que estará por lá durante a Copa do Mundo.

Véu da Noiva - Chapada dos Guimarães

Véu da Noiva - Chapada dos Guimarães

Cuiabá é o principal centro comercial e industrial do Estado do Mato Grosso e importante pólo agropecuário do Brasil. É também próxima de regiões turísticas belíssimas tais como a Chapada dos Guimarães e parte do Pantanal, berço da fauna e da flora regional.

Arena Pantanal

Arena Pantanal

Por ser localizada em uma região ecológica tão importante, a Arena Pantanal tem como meta, desde a concepção do seu projeto, a construção e manutenção de uma estrutura sustentável. O estádio, especialmente construído para a Copa do Mundo de 2014, receberá os seguintes jogos: Chile x Austrália (13/06), Rússia x Coreia do Sul (17/06), Nigéria x Bósnia (21/06) e Japão x Colômbia(24/06).

Veja o que fazer em Cuiabá:

Ecoturismo

Cuiabá está localizada exatamente no centro geográfico da América do Sul, eqüidistante 2.000 Km dos Oceanos Atlântico e Pacífico.

Centro Geodésico da América do Sul

Centro Geodésico da América do Sul

O chamado Centro Geodésico da América do Sul fica situado na atual Praça Pascoal Moreira Cabral. Muito embora haja quem diga que o centro esteja na Chapada dos Guimarães, onde existe inclusive um mirante, cálculos feitos pelo Exército Brasileiro confirmam que, de fato, a praça é o centro geodésico.

A capital mato-grossense é a porta de entrada para a Chapada dos Guimarães, o Pantanal e a Amazônia.

Vista do Mirante da Chapada dos Guimarães

Vista do Mirante da Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica a apenas 70 Km de Cuiabá e é responsável por ela ser considerada a capital mais quente do Brasil. Isto porque a serra bloqueia as massas polares e ajuda a elevar a temperatura para mais de 40º C durante o verão. O complexo possui uma ótima infraestrutura e concentra uma enorme quantidade de trilhas, cachoeiras e paisagens deslumbrantes num só lugar. A cachoeira mais famosas é o Véu da Noiva, onde há inclusive estacionamento para veículos. Outros pontos de bastante interesse são a Gruta Azul, o Circuito das Cachoeiras e o Mirante do Centro Geodésico, dentre outros.

Rodovia Transpantaneira

Rodovia Transpantaneira

Percorrer a Transpantaneira de carro é ao mesmo tempo um desafio e uma experiência marcante. O que restou dos 150 Km da estrada faz dessa experiência um verdadeiro rally. Mas o percurso revela as belezas naturais do Pantanal mato-grossense, o que faz dela uma “eco-rodovia”. Dá para fazer um passeio de um dia com paradas para contemplar a natureza e tirar muitas fotos, pois o visual é lindo. A rodovia não possui qualquer infraestrutura. Portanto, lembre-se de abastecer o veículo ainda na cidade de Poconé, leve bastante água e lanche, pois não há quase lugar para comer ou beber.

Flutuação em Nobres

Flutuação em Nobres

A cidade de Nobres e sua vizinha Bom Jardim, distante cerca de 150 Km de Cuiabá, concentram um dos destinos mais atraentes para quem curte mergulho e flutuação em rios e nascentes, rodeado de peixes, nos moldes de Bonito (MS). As atrações ficam concentradas na região de Bom Jardim, enquanto estrutura turística (hotéis, pousadas, restaurantes), fica localizada em Nobres (distante 65 Km de Bom Jardim).

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

Passeios Culturais

Retornando para a cidade de Cuiabá, podemos destacar algumas atrações culturais como o Museu Rondon, que tem esse nome em homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, importante sertanista brasileiro nascido no Mato Grosso e que fundou o primeiro órgão brasileiro de proteção ao índio. O acervo do museu contém peças de cerâmica, instrumentos musicais, adornos indígenas de penas, plumas e sementes e acervo fotográfico que retrata o cotidiano das aldeias.

Casa do Artesão

Casa do Artesão

A Casa do Artesão é ao mesmo tempo um museu e um local para compras de artigos de artesanato de toda a região. Em cada ambiente há uma temática diferente. No local encontra-se de tudo: cerâmica, licores artesanais, artigos indígenas das tribos Xavante, Karajá e Pataxó, doces caseiros, utensílios domésticos e vestuário.

O Museu do Morro da Caixa d’Água abriga exposições temporárias de fotografias, de artistas regionais e objetos que contam a história do local que, no passado, foi o primeiro reservatório de água do Estado do Mato Grosso.

Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho

Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho

A Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, tombada pelo Patrimônio Histórico, é um dos cartões postais da cidade. De estilo neogótico, a igreja foi apelidada de “Notre-Dame cuiabana”, em alusão à famosa Catedral de Notre-Dame, de Paris, em razão de sua semelhança. No seu interior, predomina o estilo barroco.

E não poderíamos deixar de mencionar a Basílica do Senhor Bom Jesus, a catedral da cidade, sede da arquidiocese de Cuiabá. Inaugurada em 1973, foi construída sobre os escombros da antiga, do período colonial, que foi demolida. É a sede da tradicional festa do Senhor Divino, que acontece de maio a junho.

Gastronomia e entretenimento

A Praça Popular é onde se concentram os bares mais charmosos da cidade e ponto de encontro e agito dos jovens de todas as tribos.

Restaurante Regionalíssimo

Restaurante Regionalíssimo

Alguns dos restaurantes mais recomendados da região são o “Regionalíssimo”, com grande variedade de pratos típicos da região, o “Al Manzul”, um dos melhores de cozinha árabe do Brasil, e o sofisticado e premiado “Mahalo”.

Uma das especialidades locais são os pratos feitos com peixes típicos da região. Um bom exemplo é rodízio de peixes do restaurante “Lelis Peixaria“.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Cuiabá!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Conheça as outras Cidades-sede da Copa: Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, São Paulo e Manaus.

Galeria de Fotos:

5 Comentários
  1. Rogerio Celso

    Parabéns pelo artigo.
    Muito boa as dicas sobre Cuiabá, onde será uma cidade sede da copa.

  2. Agenor

    Cuiabá é top d+ , vou pelo menos uma vez por ano curtir aquela região !

  3. ZuzoBem Gara

    Cuiabá se compara com as maiores metrópoles do mundo!
    Paris, Nova York e Londres…
    O Parque Mãe Bonifácia não deve nada ao Central Park;
    O Museu do Rio equipara-se ao Georgia Aquarium, Estados Unidos e Dubai Mall Aquarium, Dubai;
    A cachoeira Veu de Noiva, à Niagara Falls;
    O Portão do Inferno, não fica atras do Grand Canion.

    Turistas contam com amplas atividades culturais e gastronomia requintada, além de diversas opções de lazer.

Totos os direitos reservados