Turismo nas Cidades-sede da Copa: Manaus

No coração da Floresta Amazônica, Manaus tem seus encantos. Confira dicas de atrações para curtir sua estadia durante a Copa.

Teatro Amazonas

Teatro Amazonas

A Arena Manaus receberá os seguintes jogos da Copa do Mundo: Inglaterra X Itália (14/06), Camarões X Croácia (18/06), EUA X Portugal (22;/06) e Honduras X Suíça (25/06).

Mas o que fazer em Manaus?

A atração mais conhecida de Manaus talvez seja o Encontro das Águas. Ao longo de cerca de 6 Km os Rios Negro e Solimões correm lado a lado sem que as águas escuras do Rio Negro se misture com o barrento Solimões. A diferença de temperatura entre eles é perceptível com o toque das mãos. Este espetáculo da natureza pode ser visto diariamente e com sorte, pode-se ainda avistar botos que vivem na região. O passeio normalmente dura o dia inteiro e inclui visita a aldeias indígenas e passeio de canoa por igarapés

O bairro de Ponta Negra hoje é um dos principais points de agito da região, com condomínios de alto padrão. A orla sofreu um processo de revitalização e hoje conta com quadras de esporte, anfiteatros, bares, restaurantes e mirantes. As obras de revitalização tornaram possível aproveitar as areias da praia fluvial em todos os meses do ano e não apenas no período estiagem. O bairro fica a uma distância de 15 Km do centro da cidade. A recém inaugurada ponte sobre o Rio Negro que liga Manaus a Iranduba, tem 3,5 km de extensão e é a segunda maior ponte sobre um rio do mundo.

Detalhe do reflexo da vegetação nas águas do Rio

Detalhe do reflexo da vegetação nas águas do Rio

O Arquipélago de Anavilhanas é uma unidade de conservação ambiental e abrange cerca de 400 ilhas, sendo um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Localiza-se entre as cidades de Manaus e Novo Airão. Por causa da cor escura do Rio Negro, o reflexo da mata amazônica nas suas águas dá um efeito espelhado incrível e acentua ainda mais a beleza do local. O parque nacional é administrado pelo Instituto Chico Mendes.

Temos também o Bosque da Ciência, um pedacinho da floresta no meio da cidade. Inaugurado em 1995 e administrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o local foi criado para oferecer à população uma opção de lazer diferenciada, de caráter sócio-científico e cultural, propiciando o interesse pelo meio ambiente, além de oferecer aos visitantes atividades turísticas e entretenimento. O parque é considerado um verdadeiro museu a céu aberto e conta com muitos elementos da biodiversidade amazônica tais como peixes-bois, viveiro das ariranhas, tartarugas, jacarés, variadas espécies de peixes, dentre outros.

Museu do Seringal Vila Paraíso

Museu do Seringal Vila Paraíso

O Museu do Seringal Vila Paraíso é na verdade o set de gravação do filme “A Selva”, produzido em 2002, com Maitê Proença e Chico Dias, construído na margem esquerda do Rio Negro e que foi preservado. O cenário é a reprodução de um seringal que existiu na localidade de Humaitá, a 600 Km de Manaus, no século XIX, período em que a borracha era a principal atividade econômica da região. O local conta um pouco da história do Ciclo da Borracha e abriga árvores naturais, trilhas e construções como o Casarão do Seringalista, a Casa do Seringueiro e o Barracão de Aviamento. O acesso é feito através de barco. A viagem dura 30 minutos. Na volta dê uma paradinha na Praia da Lua, para tomar um banho e almoçar um peixe frito acompanhado de baião de dois.

Cultura

Manaus não é só belezas naturais. Em virtude da localização privilegiada às margens do Rio Negro, o local sempre teve destaque na economia e cultura brasileira e sofreu forte influência européia desde a colonização.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

Interior do Teatro Amazonas

Interior do Teatro Amazonas

O glamoroso Teatro Amazonas foi construído para receber apresentações europeias no século XIX. De estilo neoclássico, o imponente edifício chama atenção pelo hall de entrada todo em mármore português, as escadarias em mármore italiano e a sala de espetáculos, com capacidade para 700 pessoas, decorada com lustres e máscaras venezianas. Destaque ainda para as pinturas no teto, do artista italiano Domenico de Angelis, que criam uma ilusão de ótica que dá movimento aos personagens. O local tem apresentações culturais quase todos os dias e normalmente são gratuitas, além de um museu bastante recomendado.

Na frente do teatro, na Praça São Sebastião, o Monumento de Abertura dos Portos, simboliza a abertura dos portos do Brasil ao comércio mundial.

No mesmo local, há também a Igreja de São Sebastião, construída em estilo medieval e cujo interior impressiona pelas pinturas no teto. À noite, uma belíssima iluminação valoriza ainda mais a fachada da construção.

Destaque ainda para as apresentações de dança, concertos de música, exibição de filmes, peças teatrais e várias atividades infantis que acontecem semanalmente no Largo de São Sebastião, além do consagrado Festival de Ópera, que fazem do local uma verdadeira casa de espetáculos ao ar livre e que o tornam tão agradável.

Praça de São Sebastião

Praça de São Sebastião

Uma curiosidade: na calçada da praça, o desenho ondulado preto e branco representa o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, e reza a lenda que inspiraram o do calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, já que são anteriores a ele. Mas esse assunto é bem polêmico e não nos cabe tomar partido de ninguém. Na verdade, o desenho originário encontra-se na Praça do Rossio em Lisboa, em homenagem ao encontro das águas doces do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. O fato é que, seja qual tenha sido o pioneiro, não há dúvida de que o traçado ganhou fama internacional por conta da “Princesinha do Mar”.

Compras

O artesanato indígena é o grande destaque do comércio de Manaus. A habilidade do povo nativo aliado à riqueza de matérias-primas regionais criam peças exclusivas de decoração e utensílios. Um dos locais mais conhecidos é a Central de Artesanato Branco e Silva, com 27 lojas.

Para produtos alimentícios e medicinais, a melhor opção é o Mercado Municipal, onde se podem encontrar frutas típicas, guaraná em pó, doces e castanhas, além de uma infinidade de ervas e plantas.

Manaus também é bem servido de shopping centers. Os mais badalados são o Manauara e o Amazonas.

Comida

Barraca da Gisela

Barraca da Gisela

Experimente os peixes típicos da região, como o tucunaré, o pirarucu e o tambaqui. Os pratos ficam ainda mais especiais quando preparados com ingredientes regionais como tucupi, gengibre e cupuaçu. E não deixe de experimentar o tacacá do Quiosque da Gisela na Praça São Sebastião.

Como gostamos sempre de destacar, não temos a pretensão de esgotar o tema, e certamente deixamos de citar algumas atrações. Se você tem alguma dica, não deixe de comentar abaixo.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 210 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Aproveite para dar uma olha nos atrativos que as outras cidades-sede da Copa têm a oferecer: Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal e São Paulo.

Galeria de Fotos:

2 Comentários
  1. Manuella Manarte

    Vcs deveriam incluir no roteiro de Manaus o mergulho com os botos, a pescaria ( tem pegue e pague muito legal, na vila dos ribeirinhos mesmo, até as crianças se divertiam) a focagem de jacaré durante a noite e os hotéis e pousadas que ficam no meio da floresta, as tribos indígenas, as vitórias régias imensas, os micos soltos caminhando com você, o bicho preguiça, as cobras… Nossa é tanta coisa! Uma vivência, uma cultura que meu filho trouxe de volta para o Rio de Janeiro que ele não teria em anos de estudo!
    Os pratos típicos são um caso a parte, existem restaurantes próprios, o caldo de piranha é uma delícia!
    O hotel tropical é um dos mais antigos e bonitos tem até um mini zoo quem puder passar um dia lá valerá a pena, lá também tem eventos, festas típicas. Vale se informar.
    Ah! E como lá não tem praia eles chamam de praia um rio que vamos de barco e depois voltam para nos buscar, a que eu mais gostei foi a praia da lua, água quentinha, calma, uma delícia ficamos até anoitecer, o pôr do sol foi esplêndido!
    E também tem a feirinha do centro aos domingos.
    Em Manaus tem diversão para família toda! Qualquer idade!
    Espero ter ajudado um pouco com as minhas observações!
    Um abraço a todos os amantes de viagem!

Totos os direitos reservados