Turismo nas Cidades-sede da Copa: Rio de Janeiro

As deslumbrantes belezas naturais, a rica história e, principalmente, a alegria contagiante dos cariocas fazem do Rio uma cidade realmente maravilhosa.

Vista aérea do Rio de Janeiro: Cristo Redentor e Pão de Açúcar

Vista aérea do Rio de Janeiro: Cristo Redentor e Pão de Açúcar

Fundada no dia 1º de março de 1565 por Estácio de Sá, o Rio de Janeiro já foi palco de inúmeros acontecimentos histórico-políticos e culturais brasileiros. Foi a capital do país de 1764 até 1960, mas até hoje mantém aquela aura de coração do Brasil e está imortalizada nos versos de canções famosas. A cidade, que é a segunda mais populosa do país, é o principal destino turístico dos brasileiros.

Para a Copa do Mundo de 2014, o mundialmente famoso estádio do Maracanã que foi totalmente reformado, receberá os jogos Argentina X Bósnia (15/06), Espanha X Chile (18/06), Bélgica X Rússia (22/06), Equador X França (25/06), um jogo das oitavas de final (28/06), uma das quartas de final (04/07) e a grande final (13/07). O Maracanã, aliás, é um atrativo à parte, podendo ser visitado mesmo em dias em que não há jogos.

Por concentrar diversos acidentes geográficos e pelo clima tropical, a cidade do Rio de Janeiro é muito rica em belezas naturais. São praias, lagoas, baías, ilhas, florestas, morros, tudo abençoado por um imponente Cristo Redentor. Veja o que fazer no Rio de Janeiro:

O Cristo Redentor é talvez o maior símbolo do país que, de braços abertos, abençoa os cariocas e recebe os turistas. Eleita uma das sete novas maravilhas do mundo, a estátua de 38 metros de altura fica localizada no alto do morro do Corcovado, a uma altura de 710 metros. Dali se tem uma das mais belas vistas panorâmica da cidade. Pela sua altura e imponência, o Cristo também é visto de diversos pontos da cidade. O acesso até o alto do mirante pode se dar de carro ou através de trem. Recomendamos a segunda opção, pois você já estará em contato com a natureza e já experimentará uma linda vista desde a subida.

O Pão de Açúcar é outro passeio obrigatório e a aventura começa antes mesmo de chegar no topo do morro, já na subida, dentro do bondinho. A primeira parada é no Morro da Urca, a uma altura de 220 metros. A segunda etapa, já no Morro do Pão de Açúcar, a 395 metros de altura, tem-se uma incrível vista da cidade e arredores, além da baía, grande parte da orla da Zona Sul e da vizinha Niterói.

O Jardim Botânico é um verdadeiro santuário ecológico. Fundado por D. João VI em 1808, além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para todas as idades. O complexo é considerado pela Unesco como uma das reservas da biosfera, tamanha importância e variedade de espécies de animais e plantas abrigadas ali. Não deixe de fazer uma visita obrigatória ao Orquidário, que abriga mais de 3.000 exemplares de 600 espécies de orquídeas.

As praias são um ponto forte da cidade do Rio de Janeiro e merecem uma visita, mesmo que seja só para contemplar as belezas naturais e os corpos esculturais das cariocas.

Conhecida mundialmente como Princesinha do Mar, a Praia de Copacabana é uma das mais charmosas e populares da cidade. Uma volta na orla da praia de Copacabana é passeio imperdível para quem deseja se envolver no clima do carioca. Não esqueça de tirar uma foto ao lado da estátua do Carlos Drummod de Andrade e torça para ele estar de óculos.

A Praia de Ipanema e outro ícone da cidade maravilhosa e ficou imortalizada nos versos de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. É uma praia bastante democrática, pois seus quase três quilômetros de extensão comportam diversas áreas para todos os tipos de públicos. Portanto, fique atento e escolha o local que mais combina com você para não se sentir um peixe fora d’água. Em frente à praia fica o Arquipélago das Cagarras, acessível por passeios de barco que partem da Marina da Glória.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e compare os valores das principais locadoras, tendo a garantia do menor preço e pagando parcelado no cartão ou com desconto no boleto.

Há ainda as praia Vermelha, da Urca, do Leme, do Arpoador, do Leblon, de São Conrado, do Pepino e de Barra da Tijuca, dentre outras, cada qual com seu charme.

Para quem tem coragem, vale a pena saltar do alto da Pedra Bonita ou da Gávea num voo de asa-delta ou parapente incrível. Para os mais medrosos, a belíssima vista já é suficiente para valer a visita.

A Lagoa Rodrigo de Freitas é outro lugar imperdível de se visitar. O contraste das águas com os edifícios e o verde ao fundo é lindo. O local é perfeito para caminhadas, corridas e passeios em família. Há uma grande variedade de opções de entretenimento especialmente nas proximidades da área do Parque dos Patins e a da Curva do Calombo com boa estrutura. Ótima pedida para passar uma tarde em um dos quiosques e curtir um belo pôr-do-sol.

E por falar em pôr-do-sol, outra ótima opção é e contemplar o final da tarde no Arpoador.

Mas não é só de belezas naturais que o Rio de Janeiro é feito. A capital fluminense transborda história e cultura. São dezenas de museus e espaços culturais espalhados pela cidade, a maioria deles concentrados no Centro da cidade, e cuja arquitetura do período colonial, imperial e republicano testemunhou momentos históricos. Dentre eles podemos destacar o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Mosteiro de São Bento, a Ilha Fiscal, o Paço Imperial, dentre tantos outros.

A Catedral Metropolitana chama atenção pela sua grandiosidade e pelo projeto arquitetônico em forma de cone. No seu interior, os vitrais coloridos e a imagem suspensa de Cristo são os grandes destaques. No subsolo, o Museu de Arte Sacra revela um acervo bastante interessante.

Os bondes de Santa Tereza são a marca registrada do bairro, mas desde o acidente ocorrido há 2 anos, eles saíram de circulação. Apenas carros e ônibus continuam circulando pelos trilhos. É lá também que se pode visitar o Parque das Ruínas e vislumbrar uma linda vista da cidade sob outro ângulo. Junto com a Lapa, forma o complexo boêmio do Rio, com uma grande concentração de bares, restaurantes, boates e pubs temáticos. É point certo para curtir uma noitada tipicamente carioca.

São muitas as atrações que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Não foi o nosso propósito citar todas elas. Aliás, em nenhuma das matérias sobre as cidades-sede, pretendemos esgotar o assunto. A nossa ideia está sendo apontar alguns pontos de interesse turístico em cada uma das cidades. E por isso a participação dos nossos leitores é fundamental, para acrescentar mais informação.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a TourOn. A empresa está presente nos principais destinos nacionais oferecendo garantia de qualidade, atendimento diferenciado e preço baixo com pagamento em reais. Faça uma reserva online de forma antecipada e garanta seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Rio de Janeiro!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Conheça outras cidades-sede da Copa: Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Natal e Manaus.

Galeria de Fotos:

6 Comentários
  1. Itaguacetuba Jr.

    A Avenida Rio Branco: para ver quebra – quebra e lojas sendo saquiadas. E de dia a pivetada fazendo a festa.

    • Vinícius Miranda

      Infelizmente temos presenciado atos de vandalismo que não são uma exclusividade da cidade do Rio de Janeiro.

      Polêmicas à parte, o nosso propósito tem sido destacar pontos de interesse turísticos e com relação a isso, o Rio é bastante privilegiado.

      Um abraço.

  2. Luiz Carlos

    Poxa faltou a vista chineza.

  3. Sarah Rodrigues

    Visitei boa parte desses lugares mas foi tudo rápido, pretendo voltar p apreciar os lugares com calma. Achei que faltou a visita ao Forte de Copacabana, a vista de lá é linda e dentro tem o museu do exercito. Acho que vale a pena dar uma passada lá!
    adorando o blog!

    • Vinícius Miranda

      Olá Sarah,
      Sabe que por um lado é bom a gente ficar com aquele gostinho de que faltou alguma coisa na viagem.
      Isso nos estimula a voltar ao lugar.
      você tem toda razão, o Forte de Copacabana é uma excelente dica de passeio no Rio e merece destaque.
      Espero que retorne ao Rio de Janeiro em breve para aproveitar os outros locais que deixou de visitar ou que passou muito rápido.
      Obrigado pela participação!

  4. Marcia Christina

    Que lugar maravilhoso! Fui ao Rio pela segunda vez, ficando hospedada em um apartamento em Copacabana locado pela empresa Carioca Temporada.Olha, recomendo! Fui muito bem atendida e tudo correu perfeitamente.

Totos os direitos reservados