Vale a Pena Comprar o Universal Express Pass?

Veja como foi nossa experiência com o Express Pass, o “fura-filas” dos parques da Universal Orlando Resorts e tire suas conclusões se vale a pena ou não.

Universal Express Pass

Universal Express Pass

Em nossa viagem a Orlando, em julho/17, optamos por investir na compra do Universal Express Pass, o "fast pass" dos parques Universal Island of Adventure e Universal Studios. Era auge da alta temporada na Flórida, ocasião perfeita para testá-lo.

Nós chegamos a pensar em ficar hospedados em algum dos resorts da Universal para ter direito a alguns benefícios, dentre eles o express pass. Porém, nas nossas contas o custo-benefício acabou não compensando. O valor da diária do resort ficaria muito acima do nosso orçamento. Então, optamos por ficar hospedados em um apartamento e comprar o express pass separado.

Como funciona o Universal Express Pass:

O primeiro detalhe é que o "fura-fila" da Universal é pago e o da Disney é gratuito. Em compensação, o da Universal não precisa agendar e pode ser usado em todas as atrações enquanto o da Disney é restrito a três atrações com agendamento antecipado. Da 4ª atração em diante, só pode ser agendado após usar os três primeiros, no dia da visita. Outro detalhe é que o da Universal pode ser utilizado a qualquer momento do dia da vista enquanto o da Disney possui uma janela de tempo para utilizar. Aqui no blog temos um post com todas as dicas sobre o Fast Pass+ da Disney.

Existem dois tipos de express pass: O ilimitado e o limitado. No ilimitado você pode ir quantas vezes quiser em cada atração. No limitado só dá direito a ir uma vez em cada atração.

Há ainda outro tipo de passe que dá direito a ir no mesmo dia nas atrações dos dois parques. Nessa modalidade também é possível escolher entre o limitado e o ilimitado. Evidentemente para utilizar este tipo de passe, você precisa ter um ingresso do tipo park-to-park, que permite entrar nos 2 parques no mesmo dia.

ATENÇÃO:

Esse ingresso park-to-park é necessário para usar o Hogwarts Express, o trem que atravessa de um parque a outro na área do Harry Potter.

O Express Pass só é vendido no site da Universal ou no próprio local no dia da visita. Não é vendido por agências como os ingressos. Se for comprar com antecedência, a única opção é comprar diretamente no site da Universal.

O Express Pass só pode ser comprado para um dia pré-determinado, não podendo ser utilizado em outra data. Cada dia tem um valor diferente. E pela lógica, os dias mais caros, são considerados dias mais concorridos, e consequentemente mais cheios, o que aumenta, em tese, a necessidade de uso do passe. A variação de preço numa mesma semana pode chegar a mais de 50 dólares, dependendo do dia.

Na ocasião da nossa visita (julho/17), optamos por escolher um final de semana para visitar os parques, pois naquele período o valor do passe era mais barato que nos dias da semana. Fomos no Island em um sábado e no Universal em um domingo.

NOVIDADE: Até junho/17, o Universal Express Pass não dava direito a entrar nas atrações Harry Potter and the Forbidden Journey, Hogwarts Express e Pteranodon Flyers. Inclusive quando eu comprei, era essa a regra que vigorava e meu voucher veio com esta observação. Acontece que no dia da minha visita, não havia mais essa restrição, ou seja, agora o express pass dá direito a entrar em todas as atrações dos parques da Universal.

Dicas para otimizar ao máximo o uso do Universal Express Pass:

Nós optamos por comprar o passe limitado, ou seja, aquele que dá direito a utilizar apenas uma vez em cada atração. Então nos planejamos para chegar bem cedo nos parques e correr para as atrações que considerávamos mais concorridas para tentar ir uma primeira vez sem necessidade do passe e depois repetir as atrações com ele.

A ideia é que na primeira hora de abertura dos parques, as filas ainda não estão demoradas, não havendo necessidade de “gastar” o express pass. Depois que o parque começa a encher e as filas começam a ficar mais demoradas é que passa a fazer mais sentido usar o passe.

Island of Adventure

No dia da nossa visita, optamos por começar pelas atrações da área do Harry Potter, fazendo o contra fluxo, já que a maioria das pessoas costuma começar o parque com a montanha russa Hulk Coaster, na área da Marvel e também porque tínhamos a informação de que o express pass não dava direito ao Harry Potter and the Forbidden Journey.

The Wizarding World of Harry Potter no Island of Adventure

The Wizarding World of Harry Potter no Island of Adventure

The Wizarding World of Harry Potter no Island of Adventure

The Wizarding World of Harry Potter no Island of Adventure

Com isso, pegamos uma fila de 5 minutos na atração e ainda conseguimos fazer 2 vezes o Dragon Challenge (nossa despedida, pois a atração fechou logo depois, para dar lugar a uma novidade para 2019), tudo em menos de 30 minutos de parque.

Depois seguimos para a área do Jurassic Park. A fila da atração estava bem pequena e também não usamos o express pass. Quando chegamos na atraçãoSkull Island: Reign of Kong, já havia uma fila considerável e usamos o passe, mas felizmente não validaram nosso voucher, o que nos garantiu uma segunda rodada na atração.

Skull Island: Reign of Kong no Island of Adventure

Skull Island: Reign of Kong no Island of Adventure

Skull Island: Reign of Kong no Island of Adventure

Skull Island: Reign of Kong no Island of Adventure

Na parte da tarde, fomos para a área do Toon Lagon, nas atrações de água, onde usamos o passe. Mais uma vez, demos sorte e não validaram o passe na atração do Popeye & Bluto's Bilge-Rat Barges e foi possível ir duas vezes nela também.

Na área da Marvel, usamos o nosso fura-fila na atração do Spider-Man e depois na montanha-russa Hulk Coaster. A essa altura, percebemos que as filas dessas atrações reduziram consideravelmente e conseguimos ir novamente sem o passe. Passamos a fazer o caminho inverso para repetir as atrações e conseguimos pegar filas bem menores.

The Amazing Adventures of Spider-Man no Island of Adventure

The Amazing Adventures of Spider-Man no Island of Adventure

Sinalização indicando a entrada da fila do  Universal Express

Sinalização indicando a entrada da fila do Universal Express

Quando retornamos ao Harry Potter a fila marcava 30 minutos e depois de encará-la é que finalmente descobrimos que poderíamos ter usado o passe nela. Acontece que não havia nenhuma informação ou sinalização indicando a fila expressa, pois foi uma mudança que havia sido feita a pouco tempo. De qualquer forma, acabamos indo a terceira vez na atração com o passe antes de ir embora.

Acho que nesse ponto a Universal vacilou em não divulgar melhor isso. Eu comprei o express pass pelo site e não custava nada terem mandado um email informando a alteração ou mesmo terem colocado a sinalização na entrada da atração.

Já comprou seus ingressos?

Não deixe para a última hora e muito menos para comprar durante a viagem. A Get Your Guide oferece um ambiente simples, seguro e com a garantia do menor preço para você comprar com antecedência seus ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências nos principais destinos do mundo, inclusive Orlando.

CONCLUSÃO:

A maioria das pessoas começa com as atrações da área da Marvel e seguem no sentido horário. Nós optamos por fazer no sentido contrário e com isso pegamos filas vazias no início do dia e também no final. Exatamente a área central do parque foi onde acabamos pegando filas maiores, pois foi o ponto de encontro com aqueles que começaram do outro lado e onde acabamos usando o passe logo de cara.

Por se tratar de um dia de final de semana e em alta temporada (julho), achei que as filas do Island não estavam tão enormes assim. Principalmente porque em outras vezes que visitei o parque em períodos diferentes (fevereiro e Memorial Day), o parque estava bem mais cheio. Isso pode ter algumas razões.

Destaco algumas:

> A geografia do parque só te dá duas alternativas de caminho: ou o sentido horário ou o anti-horário e acaba que os visitantes pegam um desses caminhos, diferentemente dos outros parques que não possuem um sentido único.

> Além disso, o fato de eu ter escolhido a estratégia de fazer o contra fluxo, começando pelo lado da direita, enquanto a maioria segue pela esquerda.

> E ainda, o fato do Island não ter nenhuma atração nova nesta temporada (a mais recente foi a do King Kong que inaugurou em 2016 e que foi a que tinha a fila mais longa). Pode parecer bobagem, mas os parques com atrações novas estavam absurdamente mais cheios.

Island of Adventure em Orlando

Island of Adventure em Orlando

Por essas razões o express pass poderia ter sido dispensável no Island of Adventure. Daria perfeitamente para fazer o parque todo sem ele. A dica então é chegar bem cedo e fazer o caminho pelo sentido anti-horário.

Universal Studios

Nossa experiência no Universal Studios foi um pouco diferente. Também chegamos cedo e fomos direto para a atração Harry Potter and the Escape from Gringotts no Beco Diagonal. Conseguimos entrar rapidamente sem “gastar” o express pass (20 min de fila), o que nos garantiu uma segunda rodada na atração. Percebi que nesta atração já havia uma sinalização discreta da fila expressa, o que não havia no Island.

Beco Diagonal no Universal Studios

Beco Diagonal no Universal Studios

Porém as atrações seguintes estavam todas com filas de no mínimo 40 minutos e utilizamos o passe em todas elas.

Outra diferença que notamos é que os funcionários estavam bem mais atentos na Universal do que no Island e nenhuma das vezes passamos sem escancear o voucher. Com isso, não conseguimos repetir nenhuma atração, exceto a do Harry Potter que tínhamos ido no início da manhã na fila regular e retornamos no final usando o express pass.

O Universal Studios é um parque bem maior e possui mais atrações que o Island. Além disso, passou por uma grande reforma recentemente, o que acaba atraindo uma atenção maior dos visitantes. Lembro que da última vez que estive lá em 2013, o parque era um grande canteiro de obras. Depois disso, foram inauguradas a área dos Simpsons, do Harry Potter, a atração Transformers: The Ride 3D e mais recentemente a atração Race Through New York Starring Jimmy Fallon. O parque promete uma atração do filme Velozes e Furiosos para 2018.

Sinalização indicando a entrada da fila do  Universal Express

Sinalização indicando a entrada da fila do Universal Express

A Universal's Superstar Parade acontece todos os dias

A Universal's Superstar Parade acontece todos os dias

Achei que valeu bastante a pena usar o express passno Universal Studios, pois otimizamos nosso dia. Já chegamos sabendo que era possível usar o passe na atração do Harry Potter pois havíamos descoberto na véspera que as regras haviam mudado.

A original Duff Beer dos Simpsons

A original Duff Beer dos Simpsons

Área de Springfield no Universal Studios

Área de Springfield no Universal Studios

DICA DE ALMOÇO NO UNIVERSAL STUDIOS: No dia da nossa visita ao Universal Studios, almoçamos no Moe´s Tavern, uma praça de alimentação da área dos Simpsons. Foi o melhor fast food que comemos em todos os dias de visita a parques. Comida variada e saborosa. E ainda de quebra pode tomar a Duff Beer original.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Outras informações:

O Universal Express Pass é bastante caro e pode chegar a custar mais que o preço do próprio ingresso, dependendo do tipo e da data escolhida para a visita. Se você pretende adquirir o passe, planeje com antecedência a melhor data para a sua visita aos parques.

Outra boa estratégia para usar o passe é para o caso de você comprar o ingresso de um só dia que dá direito aos dois parques. Como é muita coisa pra fazer, vale a pena lançar mão do express pass.

No site da Universal há informação de que os passes são limitados e eles recomendam comprar com antecedência. Eu acabei comprando pelo site, pois fui numa época de altíssima temporada e não quis arriscar deixar para comprar na hora e correr o risco de não ter mais. Apesar de que não acredito que esgote assim tão rapidamente como eles dizem.

O ponto negativo de comprar com antecedência é que você acaba ficando com o roteiro “engessado”, tendo que ir ao parque num determinado dia pré-estabelecido, porque na hora da compra você tem que escolher o dia da visita. E se ocorrer algum imprevisto, não há possibilidade de desistência ou de troca.

Outro inconveniente de comprar antecipadamente é ter que ficar andando com a folha de papel do voucher à mão para poder validar na catraca de cada atração. Quem compra na hora recebe um cartão, mais fácil de carregar e guardar.

Portanto, recomendo deixar para comprar no dia da visita, até mesmo para você sentir se realmente há necessidade.

A Universal's Superstar Parade acontece todos os dias no parque

A Universal's Superstar Parade acontece todos os dias no parque

ATENÇÃO:

O Universal Express Pass sozinho não é válido para entrar no parque. É preciso ter também o ingresso propriamente dito. É possível comprar um combo que inclui o ingresso e o passe.

Para finalizar, como o Island é um parque com uma quantidade menor de atrações, o dia acaba rendendo e a visita termina mais cedo. Uma dica é deixar para chegar no parque após as 18h pois fica bem mais vazio, o que permite fazer as principais atrações tranquilamente, além do estacionamento ser gratuito e de quebra dar um passeio no City Walk.

Esperamos que nosso relato tenha ajudado no planejamento da sua viagem.

Se você já usou o Universal Express Pass e teve outra experiência, compartilhe com a gente nos comentários.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos ilimitados nos Estados Unidos e Canadá com conexão de internet 4G. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Orlando!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

8 Comentários
  1. Carina

    Olá. Tudo bem?
    Adorei a matéria, só fiquei com uma dúvida: no Island o express ilimitad tbm vale em todas as atrações??
    Vou agora em julho.
    Obrigada.

  2. RR

    Estacionamento gratuito no Island?? Não compreendi. Fui em 2015 e que eu saiba não era nada gratuito rsrsrs

    • Vinícius Miranda

      Olá RR,
      Conforme dito na matéria, após as 18h, o estacionamento dos parques da Universal é gratuito. O contexto da informação era no sentido de que, pelo fato do Island ser um parque pequeno, é até possível de consegiur visitá-lo e fazer as principais atrações após às 18h, pois fica bem vazio, além do estacionamento ser gratuito (após esse horário).
      Abçs

  3. Ewerton

    Olá, parabéns por todas as postagens. Vou dia 20 Julho de 2019 com minha família… vc acha necessário comprar o express pass para universal , island e volcano? seria um parque por dia… pois vi em alguns post que as filas nessa época passam de 01 hora… pois no meu caso seria 3×3 = 9 express pass, muito obrigado!

    • Vinícius Miranda

      Olá Ewerton,
      Eu também estarei lá em julho/2019 novamente. Dessa vez não vou comporar o Express Pass com antecedência, pois além e estar caríssimo, tive a experiência que relatei na matéria, de encontrar o Island relativamente tranquilo na ultima vez que visitei em 2017 (também era julho).
      A maior dica que te dou é: deixe pra sentir se haverá necessidade ou não no dia da sua visita. Se você chegar no parque e as filas estiverem muito grandes, compra.
      Eu sei que o site informa que os passes são limitados e é possível que não possa ser comprado na hora, mas sinceramente eu acho que isso é uma jogada para criar um desespero e fazer a gente comprar com antecedêcia (e muitas vezes sem necessidade).
      Abçs

  4. Leticia

    Olá!! Adorei as dicas! Mas como é nossa primeira viagem e será em julho, preferimos gastar um pouco mais e comprar o express pass para o Universal Studios e para o Island. Uma dúvida que temos é a seguinte.. nós compramos o ingresso park to park de três dias para uso ilimitado por 14 dias… podemos ir mais de um dia nos parques nesse período? Por exemplo: 1º dia universal, no outro islands, no outro volcano, e repetir em outro dia o universal… é isso? Obrigada!!

Totos os direitos reservados