Não perca nossas dicas sobre a viagem pelo “The Corridor”, o trecho ferroviário que liga várias cidades de duas das principais províncias do Canadá.
Quando fui montar meu roteiro pelo leste do Canadá notei que, para me deslocar entre as cidades, eu teria 2 opções...
Uma delas seria alugar um carro. Só que eu não queria depender do volante em todos os trechos dessa viagem (leia-se: atenção na estrada e gasto com gasolina).
E aí entrou a opção do transporte público – especialmente o trem. E eu, que adoro uma viagem ferroviária (um efeito colateral das minhas incursões europeias), nem pensei 2 vezes e optei por esse meio.
Uma das principais empresas canadenses que oferece serviço ferroviário é a VIA Rail. Ela possui várias opções de trechos, abrangendo 8 províncias do Canadá.
O que me interessava era um trecho conhecido como The Corridor, que liga vários pontos das províncias de Ontario e Quebec.
Ele inclui várias cidades, sendo as principais: Quebec City, Montreal, Ottawa, Kingston, Toronto, Niagara Falls, London, Sarnia e Windsor.
As viagens que eu fiz foram as seguintes:
► Quebec City > Montreal
► Montreal > Ottawa
► Ottawa > Toronto
Neste post, contarei um pouco sobre a minha experiência na compra das passagens e como foi a viagem nesses trechos citados.
E também trarei várias dicas e informações uteis para que você possa planejar seu deslocamento de trem pelo leste do Canadá, utilizando a rota do The Corridor.
Leia também:
• Dicas de Sobrevivência Para Quem Vai Visitar o Canadá
• O Que Preciso Saber Sobre o Visto Eletrônico para o Canadá (eTA)?
Pesquisando as passagens
Na página principal você logo irá encontrar o formulário onde deverá preencher o local de origem (From) e o destino (To), para que ele possa te dar todas as informações necessárias.
Nesse momento, é importante saber qual a estação de trem você quer ir. Parece obvio, mas algumas cidades contam com mais de uma – o que pode gerar confusão.
De um modo geral, as principais estações do trecho do The Corridor são:
• Toronto = Union Station
• Ottawa = Ottawa VIA Rail Station
• Montreal = Gare Centrale
• Quebec = Gare du Palais
Após preenchermos o trecho desejado, ele irá pedir que você informe a data da viagem, um código de desconto (se tiver) e o número de passageiros.
Informar a data da volta é opcional (tem gente que só quer ir, certo?). Se for o seu caso, quando for preencher a data da ida, abrirá um calendário e basta clicar em “NO RETURN, THANKS” que estará no final dele.
Tudo preenchido? É só clicar em “SEARCH”.
Aparecerá uma nova tela com os itinerários disponíveis para realizar o deslocamento, incluindo as informações sobre horários de partida e chegada, o tempo total de viagem e as tarifas.
Como você poderá perceber, os valores variam de acordo com a classe escolhida...
As classes e tarifas dos trens do The Corridor
Para saber todos os detalhes sobre elas, basta colocar o cursor em cima de cada uma para ver a descrição.
Mas de um modo geral, o turista estrangeiro precisa saber o seguinte...
A Escape, Economy e Economy Plus são tarifas relativas a 2ª classe e oferecem uma viagem sem regalias e com maior restrição de bagagem.
Já a Business e a Business Plus são tarifas para a 1ª classe e oferecem regalias como sala VIP, embarque prioritário, serviço de bordo gratuito e uma menor restrição de bagagem.
Ambas as classes oferecem Wi-Fi e tomadas nos assentos.
Cada tarifa também impõe regras diferentes com relação ao reembolso em caso de desistência (ANTES da viagem) ou a troca da passagem.
Você pode estar aí pensando: “Pra quê ir de 1ª classe? Pagar mais só por causa de sala VIP e serviço de bordo?”
Eu pensei isso inicialmente e até cogitei fechar a tarifa Escape, que é sempre a mais barata.
Mas como eu sempre gosto de trabalhar com a possibilidade dos imprevistos, vi que essa tarifa não me dava quase nenhuma vantagem. Caso eu tivesse que cancelá-la ou precisar trocar o horário, perderia dinheiro.
Cogitei, então, ir pela Economy. E aí a surpresa: notei que ela custava basicamente o mesmo preço da Business (1ª classe).
Veja o exemplo na foto que divulgamos acima: os itinerários depois das 09:00 oferecem tarifas Economy a $ 69. E a Business sai a $ 71.
Ou seja: por uma diferença ridícula de 2 dólares canadenses, eu poderia ir de 1ª classe, com sala VIP, embarque prioritário e serviço de bordo gratuito.
Não pensei 2 vezes: fui de Business!
Outra coisa importante: não esqueça que cada classe tem sua política de restrição de bagagem e isso vai pesar (literalmente) na decisão de qual será a melhor tarifa.
E se você está aí pensando que, em caso extremo, é só pagar pelo excesso de bagagem... Pode ir tirando o cavalinho da chuva.
As regras de bagagem nos trens do eixo Ontario – Quebec
Diferentemente como acontece nos trens europeus, no Canadá há restrição de bagagens. E isso é fiscalizado!
As 3 tarifas da 2ª classe (Escape, Economy e Economy Plus) permitem que o passageiro leve o seguinte:
► 1 bagagem de mão de 11,5 Kg + 1 bagagem de 23 Kg OU 2 bagagens pequenas de até 11,5 Kg
Já as 2 tarifas da 1ª classe (Business e Business Plus) permitem que o passageiro leve o seguinte:
► 1 bagagem de mão de 11,5 Kg + 2 bagagens de 23 Kg
Quem estiver com mais bagagem ou com peso maior, é melhor se preparar, porque simplesmente não embarca no trem.
Reza a lenda que nem todo trecho isso acontece e que, às vezes, é permitido pagar pelo excesso de bagagem. Mas isso seria a minoria.
No ato da compra (que veremos adiante) será informado se o trecho que você quer permite o excesso ou não.
Existe também uma restrição de tamanho, que pode variar de acordo com o trecho e o trem. Os detalhes sobre isso virão no resumo do itinerário, quando fizer a compra da passagem (também falaremos disso mais adiante).
Nos 3 trechos de trem que eu viajei, fiscalizaram rigorosamente a minha bagagem em 2. E como estava tudo “ok”, eles colaram um adesivo de aprovação, com o peso aferido da mala.
No 3º trecho, a funcionária da sala VIP simplesmente perguntou se eu tinha pesado a mala (há balanças disponíveis para os passageiros checarem).
Como eu realmente tinha feito isso, disse que "sim". Ela acreditou na minha palavra e ficou por isso mesmo.
Em nenhuma das vezes eles pesaram a minha bagagem de mão – que era pequena, não chamava a atenção. Mas em um desses trechos, colocaram uma etiqueta nela também.
E também não mediram a minha bagagem. A mala não era nenhum trambolho, era dessa de tamanho M (62 cm de altura).
O que aconselho é: não conte com a sorte. Leve em consideração que eles vão fiscalizar o peso, o tamanho e o número de bagagens. E podem vetar o seu embarque, caso esteja fora das regras.
No meu caso, a questão da bagagem também pesou na decisão de ir na 1ª classe. Como o meu roteiro incluía uma visita a um Outlet, imaginei que estivesse com mais bagagem do que o normal.
E não deu outra...
Comprando as passagens no site da VIA Rail
O processo é simples e rápido. Veja...
► Se você for comprar um único trecho:
Escolheu o itinerário, o horário e a classe, conforme expliquei acima? Clique em “CONTINUE”.
Você será direcionado(a) para uma nova página com o resumo do itinerário, onde terá que conferir os seguintes dados:
• A data, o horário, o número do trem e a classe;
• O valor final da tarifa (já com os impostos inclusos);
• As regras de reembolso;
• As regras de bagagem (incluindo se é permitido pagar excesso ou não).
Tudo certo com a sua escolha? Clique em “CONTINUE”.
Logo virá uma página onde você irá preencher seus dados e depois, efetuar o pagamento.
Após ser aprovado, você receberá um e-mail da VIA Rail contendo as passagens. Pode leva-las impressa ou mostrar o QR Code na tela do seu celular para o fiscal da estação de trem.
► Se for comprar vários trechos:
Nesse caso, você deverá clicar em “MULTI-CITY” na página inicial (onde tem o formulário).
Uma nova tela irá aparecer com um grande formulário onde você irá preencher todos os trechos desejados. E clicar em “SEARCH” no final.
As páginas seguintes vão trazer cada itinerário individualmente. Você deverá escolher o horário desejado e a classe.
Tudo selecionado? Aparecerá a página com o resumo da sua viagem para você conferir os dados. Estando tudo ok, o processo segue igual ao que descrevemos acima (preencher seus dados, pagar e receber as passagens por e-mail).
DICA IMPORTANTE: Se for comprar vários trechos que estejam numa sequência (Exemplo: Quebec-Montreal, Montreal-Ottawa, Ottawa-Toronto...), prepare-se para pagar mais barato do que se fosse comprar tudo avulso!
Isso se deve ao fato de que a VIA Rail oferece uma espécie de "stopover".
Se fizer uma “interrupção” de 4 horas ou mais em qualquer (ou quaisquer) cidade(s) do eixo do The Corridor, eles ainda consideram como uma “viagem única”. E cobram mais barato pelas tarifas.
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► Precisa reservar assento nesses trens?
Não. E também não existe essa opção.
O sistema da VIA Rail escolhe o assento de acordo com a disponibilidade e com o número de passageiros que estão inclusos na compra.
Por exemplo, se estiver adquirindo a passagem para você e sua família, o sistema vai tentar coloca-los todos juntos, conforme a disponibilidade de assentos.
► Atenção com o e-mail informado!
É importante oferecer corretamente os dados (em especial o e-mail) porque esse será o seu canal de contato com a VIA Rail.
Digo isso não só pelo fato de ser por ali que você receberá suas passagens. Mas também porque pode haver alguma mudança e eles podem precisar te avisar.
Isso aconteceu comigo. O meu trem que ia de Ottawa até Toronto foi cancelado e eles acabaram me colocando em outro (olha o imprevisto aí). Recebi um e-mail de uma funcionária da VIA Rail avisando da troca.
Dei sorte porque não atrapalhou meu roteiro. Mas fico pensando... Se o horário não me fosse conveniente e tivesse que muda-lo (ou até o dia), será que eu teria que arcar com as regras de reembolso?
Como fazer para pegar o trem?
Chegando à estação, a primeira coisa é conferir se o seu trem está no painel da estação.
Nele será informado também a hora que o trem encostará na plataforma, o horário do embarque e o portão de acesso.
Se estiver indo de 2ª classe, basta esperar no saguão da estação.
Se estiver indo de 1ª classe, basta se dirigir para a sala VIP da estação (a Business Lounge) e esperar o(a) funcionário(a) chamar para o embarque.
DICA: Perdeu o bilhete impresso ou o celular descarregou? Não se preocupe! Há máquinas nas estações onde você pode imprimir a passagem.
Como são os trens do eixo Quebec e Ontario?
Não tive acesso à 2ª classe para checar como são as coisas por lá. Mas apurei que o vagão é confortável e as poltronas possuem a disposição igual a um ônibus ("2x2", com um corredor no meio).
Na 1ª classe, o vagão é espaçoso e limpo. E há banheiro feminino e masculino em uma das extremidades.
As poltronas são confortáveis e estão dispostas "1x2", com um corredor no meio (foto ao lado). Há um bom espaço entre elas e todas tem uma mesinha individual, que pode ser aberta quando necessário.
Além disso, o vagão da 1ª classe ainda possui um espaço exclusivo para grupos de 3 a 4 passageiros: há uma mesa fixa e 2 duplas de poltronas em frente a ela.
Há um bagageiro no alto das poltronas e outro situado numa das extremidades do trem.
Achei um espaço meio pequeno (pelo menos na 1ª classe). Em se tratando que há a possibilidade de cada passageiro levar 2 malas de 23 Kg, acho que poderia haver mais lugares para acomodar a bagagem.
Não há fiscalização de passagens durante a viagem (isso é feito antes de embarcar, como num aeroporto).
No geral, a viagem no The Corridor é confortável. Mas, por outro lado, devo dizer: os trens são um pouco vagarosos, param em milhares de estações no caminho. E ainda sacodem razoavelmente em alguns trechos.
Minha experiência na 1ª classe do trem entre Quebec e Ontario
Como disse acima, acabei optando por ir pela tarifa Business (1ª classe) por questões de prevenção de imprevistos e pelo preço atrativo.
Quando chegava às estações, procurava logo pela sala VIP – cujo acesso vai depender da cidade...
Na estação de Quebec, eu só podia acessá-la depois de passar pelo controle de peso da bagagem. Uma vez liberada, aí sim pude entrar na sala VIP.
Na de Montreal, não cheguei a ter acesso. Cheguei um pouco em cima da hora do trem e só deu mesmo o tempo da fiscal conferir o peso da mala e me encaminhar para a plataforma.
Já na de Ottawa, ela é facilmente acessível. Havia uma funcionária na entrada para conferir o bilhete e ver se eu tinha autorização para estar na sala VIP. E não se preocupou em conferir o peso da minha mala.
A sala VIP (ou Business Lounge) é ótima. Há TVs ligadas nos canais de notícias, além de revistas e jornais do dia, disponíveis para leitura.
Há também máquina de café expresso e chocolate quente, além de água, chá, suco e refrigerantes para os passageiros. Tudo a vontade.
Chegada a hora de embarcar, um funcionário adentra a sala VIP e chama os passageiros daquele determinado trem. Bastava segui-lo para embarcar.
Há um grupo de comissários na 1ª classe que nos recepcionam no trem e nos ajudam a acomodar as bagagens. E eles ficam a disposição para atender a qualquer requisição.
Como eu estava viajando com mais 3 pessoas, o sistema da VIA Rail nos reservou as poltronas da mesinha (uma dupla fica de frente pra outra, com uma mesa no meio).
O espaço entre as poltronas era ótimo e as mesinhas eram dobráveis – proporcionando um espaço ainda maior.
O serviço de bordo foi satisfatório. Ele pode variar de acordo com o horário da viagem.
Primeiro, os comissários passam servindo um café ou água, além de balinhas Tic Tac. Depois passam com a refeição propriamente dita.
No geral, eles servem um pão (opção de croissant ou bagel) acompanhado de geleia, cream cheese e manteiga, um pote com frutas e uma mini-refeição.
Em uma das viagens, serviram uma saborosa torta de banana + ovos mexidos com salsicha. Já nas outras 2, serviram um omelete de queijo, batatas gratinadas, salsicha e champignon.
Para beber: suco, refrigerante, água e vinho. A vontade e a escolha do passageiro.
O Wi-Fi era muito bom. Basta acessar a rede da VIA Rail e logo entrará a página da cia, onde você irá escolher o idioma (inglês ou francês). Depois, coloque o número do trem, a classe e clique em “I AGREE”.
Pronto. O Wi-FI começará a funcionar.
Se tiver dúvida do número do trem e o seu bilhete não estiver a mão, basta olhar para o painel que estará na extremidade do vagão. Os 2 primeiros algarismos são o número do trem.
Duas observações importantes sobre a viagem nesses trens:
► É pedido que todos façam silêncio dentro do trem. Claro que podemos conversar durante a viagem, mas não é permitido falar alto, conversar no celular ou ouvir música sem fones.
E os comissários chamam atenção de quem não cumpre essa regra. Presenciei um caso (constrangedor) numa das viagens que fiz.
► O trem está se aproximando do destino? Tem que ficar sentado(a) até ele parar. Quem levantar vai levar bronca dos comissários e terá que sentar de novo.
Isso aconteceu comigo. Minha experiência nas viagens de trem pela Europa me ensinou que, como o trem fica só 1 minutinho na estação, muita gente tem o hábito de já levantar quando a composição está chegando. Isso para já ir tirando a bagagem e se posicionar na porta, adiantando assim a saída.
Fui fazer isso no Canadá e levei uma “chamada”. A comissária mandou sentar de novo e disse pra eu não me preocupar porque o trem espera o tempo suficiente na estação para todos saírem com calma.
E ela tinha razão: deu realmente tempo de tirar a mala do bagageiro e descer com calma do vagão.
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Olá! Poderia me ajudar? Estou tentando comprar passagens na Via Rail e aparece uma msg: “Sorry, we are unable to process your transaction. Please contact your financial institution or retry with another form of payment.”.
Já enteri em contato com meu cartão e não há nada errado e nenhum tipo de bloqueio. O que posso fazer? Obrigada!
Oi, Maira!
Estranho… Não saberia te dizer, ao certo, o que houve.
Uma vez (relacionado a outra viagem) tentei comprar um ingresso online de uma atração e só consegui efetuar o pagamento depois de habilitar o meu cartão para uso no exterior (igual quando fazemos antes de começar a viagem). Nunca tinha acontecido comigo antes, mas depois disso, sempre habilito antes de fazer essas compras. Geralmente deixo habilitado por 24h e nunca mais tive problemas. Pode ser que seja isso que aconteceu com vc…
Abs