Visita ao Santuário de Fátima em Portugal

Um dos mais importantes lugares de peregrinação do mundo, o Santuário possui uma energia ímpar. Veja como fazer para chegar até lá e os destaques.

Santuário de Fátima

Santuário de Fátima

Tive a oportunidade de visitar o Santuário de Fátima em minha viagem a Portugal em Fevereiro de 2012 e, apesar de não ter sido uma época de peregrinações, já deu para sentir a energia intensa que há ali. Se é devido à fé daqueles que a visitam ou se há mesmo alguma magia naquele local, eu não sei. Mas com certeza, saí renovada de lá.

A cidade de Fátima é bem pequena, com cerca de 10.000 habitantes. Não há nenhum grande atrativo, exceto o Santuário.

Aliás, a cidade vive disso: os restaurantes e hotéis estão lá para darem suporte aos peregrinos e visitantes, e seu comércio gira em torno dos artigos ligados a fé católica.

Neste post, darei algumas informações sobre o Santuário, as atrações ali presentes e contarei um pouco como foi a minha visita.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

UTILIZEI ESSE CHIP EM LISBOA! Leia nossa resenha no post: Utilizando o chip da EasySim4U na Europa

As aparições em Fátima

No dia 13 de Maio de 1917, as crianças Lúcia de Jesus dos Santos e seus primos Jacinta e Francisco Marto, pastoreavam o pequeno rebanho da família num campo próximo à Villa de Fátima, conhecido como Cova da Iria, quando tiveram uma visão.

Um grande clarão de luz desceu do céu e as crianças avistaram, em cima de uma pequena Azinheira que ali havia, a imagem de uma mulher muito bonita, com as mãos juntas (em posição de reza), vestida de branco e muito brilhante.

Segundo elas relataram, a mulher estava séria e fez os seguintes pedidos:

• Que transmitissem a mensagem para que as pessoas rezassem e fizessem penitências, com o objetivo de salvar os pecadores do mundo;

• Que as 3 crianças rezassem um rosário por dia, para levar paz a elas e ao mundo;

• Que elas retornassem no dia 13 de cada mês, na mesma hora e lugar, até o dia 13 de outubro, quando finalmente ela iria se revelar.

Os 3 pastorinhos

Os 3 pastorinhos

As crianças sempre relatavam que era muito parecida com a Virgem Maria, o que logo gerou um grande alvoroço. Os céticos não pouparam críticas, acusando a Igreja de ter inventado um milagre e estar induzindo as crianças a compactuarem com ela. E pra piorar, somente os 3 pequenos conseguiam ver e conversar com a suposta Virgem a cada encontro do dia 13.

Na aparição de 13 de Julho de 1917, durante a conversa com as crianças, a suposta Virgem teria separado as mãos (que sempre apareciam unidas em reza) e teria feito 3 profecias, que ficaram conhecidas como os 3 segredos de Fátima.

Finalmente, em 13 de outubro, a mulher da aparição se apresentou para as crianças como Nossa Senhora do Rosário e pediu que uma capela fosse construída em Sua memória naquele local. Então, Ela subiu em direção ao céu e 3 cenas apareceram para as crianças. Lucia teria visto as 3, enquanto Jacinta e Francisco teriam visto apenas a primeira.

Enquanto ocorriam as aparições somente para as crianças, um fenômeno sobrenatural aconteceu para a multidão que ali se encontrava. A chuva torrencial que caía no local cessou, de uma hora pra outra, e o céu se abriu. O sol apareceu e começou a crescer e fazer movimentos em zigue-zague, ficando muito vermelho e emitindo raios multicoloridos sobre todos que ali estavam.

Esta cena teria sido testemunhada por milhares de pessoas. Inclusive, muitas afirmaram que suas doenças foram curadas após o fenômeno.

Jacinta e Francisco morreram ainda na infância, vítimas da epidemia de Gripe que assolou a Europa em 1918. Lúcia chegou à idade adulta e virou freira da Ordem das Carmelitas, vindo a falecer em 2005.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com o melhor custo benefício. Aproveite esse cupom especial do Black November, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão ou economize 20% no boleto. Utilize o código: BLACK.

O que ver e visitar no Santuário de Fátima?

Eu estava visitando uma amiga que morava no Porto e fomos de carro até Fátima. Há um estacionamento (gratuito) nos fundos do Santuário.

Santuário de Fátima

Santuário de Fátima

Saindo de lá, adentramos pela colunata que fica ao lado da Basílica de Fátima e chegamos a uma esplanada imensa: ela tem quase 1 km de comprimento.

A energia do lugar é fantástica. Independente da veracidade das aparições em Fátima, fato é que aquele pedaço de terra não é um lugar qualquer. Há algo de especial ali.

Nos dias 13 de maio e 13 de outubro – datas da primeira e da última aparições – costumam ficar lotadas de peregrinos portugueses e do mundo todo, que vão lá pedir bênçãos ou agradecer as graças alcançadas.

Nas ruas do entorno você encontrará várias lojas e barraquinhas vendendo terços, imagens e outros artigos religiosos. Aconselho pesquisar, pois os preços variam.

Ao chegar ao Santuário de Fátima, você deverá visitar as seguintes atrações:

1. Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Em estilo neo-barroco, começou a ser construída em 1928, vindo a ser consagrada em 1953.

Ela é relativamente grande e muito bonita. Me transmitiu uma paz imensa e, mesmo não sendo uma católica fervorosa, não teve como não ficar emocionada.

No altar, há uma belíssima imagem de Nossa Senhora do Rosário, exatamente como foi descrita pelas 3 crianças que testemunharam a aparição.

Túmulo de Jacinta e Lúcia

Túmulo de Jacinta e Lúcia

Nos transeptos que ficam próximos ao altar estão os túmulos dos 3 pastorinhos. Para quem está de frente pro altar, o da direita está o de Francisco Marto e o da esquerda estão os de Jacinta Marto e Lúcia dos Santos.

Saindo da Basílica, podemos observar, na fachada, a torre do sino, de 65 metros de altura, contendo uma coroa de bronze dourado de 7 toneladas no topo, e uma cruz em cima.

Num nicho, na direção da torre do sino, há uma estátua colossal de 4 metros de altura do Imaculado Coração de Maria, criada em 1958 sob orientação da Irmã Lúcia, baseada na visão que ela teve.

Em cada lado da Basílica, sai uma colunata, com algumas estátuas de santos portugueses e devotos de Nossa Senhora. Guardadas as devidas proporções, lembra a colunata da Praça de São Pedro no Vaticano.

Colunata

Colunata

2. Capela das Aparições

Ao lado da Basílica, há um espaço coberto, parecendo uma capela aberta. Lá dentro, observamos uma pequena casa e a imagem de Nossa Senhora de Fátima em frente.

Capela das Aparições

Capela das Aparições

Esta “casa” nada mais é do que a Capela das Aparições. Construída em 1919 no local exato da aparição, cumprindo o pedido da Virgem durante a aparição de 13 de outubro de 1917, foi misteriosamente destruída em 1922 após um atentado e reconstruída logo em seguida (que é a que vemos atualmente).

Há várias missas realizadas por dia, em frente a ela, no espaço coberto. Assisti a uma delas e digo o seguinte: a energia daquele local é bem intensa. A gente sai dali com a alma mais leve.

No local exato onde está a imagem da Virgem é onde ficava a Azinheira sobre a qual Nossa Senhora apareceu para as 3 crianças. Hoje resta apenas um exemplar do grupo destas árvores que havia no local em 1917. Ela está em uma espécie de canteiro ao lado do espaço coberto onde se encontra a capela.

Logo ao lado, também há um espaço para os visitantes e peregrinos acenderem suas velas e fazerem orações. As mesmas podem ser compradas no local. Há velas de todos os tamanhos e preços.

3. Monumento ao Sagrado Coração de Jesus

Monumento Sagrado Coração de Jesus

Monumento Sagrado Coração de Jesus

Em frente à Capela das Aparições e mais ou menos no centro do Santuário, encontramos uma imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Em bronze dourado, Ele aparece com as mãos erguidas e abençoando quem O olha de frente. Representa a centralidade de Jesus na mensagem de Fátima (daí a sua localização na esplanada).

4. Basílica da Santíssima Trindade

Localizada no outro extremo da esplanada, de frente para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, está a moderna igreja inaugurada em 2007, na ocasião do 90º aniversário das Aparições.

A construção circular possui 12 portas de bronze, cada uma com 10 metros e dedicada a cada um dos apóstolos.

Ela é enorme, sendo inclusive considerada um dos maiores templos católicos do mundo. Cabem mais de 8.000 pessoas sentadas dentro dela.

No altar há uma imagem (bem estranha, na minha opinião) de Jesus Cristo na cruz e, atrás, um espetacular painel de mosaico dourado.

Basílica da Santíssima Trindade

Basílica da Santíssima Trindade

No geral, não gostei desta Basílica. Achei fria e impessoal. Nem parece uma igreja. Ela combina muito mais com uma metrópole ou uma cidade bem moderna do que um Santuário antigo e tradicional como o de Fátima.

Em frente a ela, há 2 destaques: a estátua de bronze do Papa João Paulo II (que tem uma forte ligação com o terceiro segredo de Fátima, segundo conta o Vaticano) e a segunda versão da Cruz Alta, criada em 2007 para substituir a anterior, que está no Santuário do Cristo Rei em Almada.

5. Local da Peregrinação de Joelhos

Local para peregrinação de joelhos

Local para peregrinação de joelhos

Bem em frente à Basílica as Santíssima Trindade começa uma grande faixa de mármore que roda todo o Santuário. Ela é reservada para os peregrinos que vão até lá pagar suas promessas, atravessando a esplanada de joelhos.

No início do trajeto há uma placa com uma oração a ser feita antes da peregrinação. Ela não só é de agradecimento pela graça alcançada, como também pede o perdão para todos os pecadores do mundo, conforme Nossa Senhora teria orientado em sua primeira aparição para as crianças.

Como chegar à Fátima?

DE ÔNIBUS: Fátima geralmente é uma “estação” no caminho para alguma outra cidade do norte ou do sul. Fica a 1h30min de Lisboa e cerca de 2h do Porto. Chegando lá, o terminal fica a uns 800 metros do Santuário sendo perfeitamente possível ir à pé. Siga pela Avenida Dom José Alves Correia da Silva e logo chegará ao seu destino.

DE CARRO: pegue a estrada principal A1 que liga Lisboa ao Porto e, quando estiver próximo à Fátima, siga as placas. A cidade fica bem próxima à estrada.

Alugar um carro pode ser uma ótima opção

A melhor forma de explorar um novo destino, com liberdade total, é alugando um carro. Em muitos casos você poderá economizar, evitando despesas com translados e deslocamentos em geral. Será que vale a pena? Faça uma cotação online na RentCars e encontre as menores tarifas entre as principais locadoras. Você tem a vantagem de poder pagar em reais, sem IOF, e ainda parcelar no cartão.

DE TREM: uma opção, mas não é boa ideia, pois a estação fica muito afastada do Santuário: cerca de 20 km.

Considerações finais

Minha visita ao Santuário de Fátima foi, de fato, muito especial. A energia concentrada naquele lugar é muito boa, o que transmite muita paz para o visitante que passa por lá.

Pra quem estiver visitando Lisboa ou visitando o Porto, é uma ótima opção de passeio bate e volta.

Aqui no blog temos alguns artigos que poderão enriquecer sua visita às terras portuguesas. Você pode acessar a nossa página completa de destinos e conferir todo nosso conteúdo sobre Portugal.

Ficou com alguma dúvida? Já foi à Fátima e quer dar uma sugestão? Não hesitem em dar seus comentários. Eles são muito bem-vindos.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial do Black November, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 15% pagando no cartão de crédito ou economize 20% no boleto bancário. Utilize o código promocional: BLACK.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece planos sob medida na Europa com conexão de internet 4G franquias proporcionais ao número de dias do pacote. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 10% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM10.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

 Encontre as melhores datas para a sua próxima viagem e economize na hora de comprar as passagens aéreas. Usando a plataforma do Passagens Promo você pode pagar com cartão de crédito em parcelas sem juros e sem cobrança de IOF. A empresa conta ainda com selo de qualidade no atendimento. Agora não tem mais desculpe, partiu Fátima!

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

33 Comentários
  1. luiz geraldo neto

    Fernanda
    Vc recomendaria adquirir, aqui no Brasil, passeio até Fatima ?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Luiz!
      Não saberia te dizer ao certo, pois eu fui de carro pra lá, então não preocupei muito com relação a disponibilidade de transporte público até lá. Há vários horários de ônibus de Lisboa até Fátima, não acredito que todos os lugares irão esgotar a ponto de você comprar com antecedência.
      Num caso extremo, os hotéis costumam indicar algum serviço de transfer ou passeios para várias cidades e é bem provável que haja algum até Fatima.
      Abs

  2. edson

    Ola Fernanda. Somos o casal que conversamos em Amsterdam comendo batatas fritas no Manneken pis. Lembra? Usaremos suas dicas no roteiro de Fatima. Muito bom o blog.

    • Fernanda Rangel

      Oi, Edson!
      Lógico que lembro! Nosso bate-papo foi ótimo!
      Chegamos de viagem na última terça, dia 12/05. Depois de Amsterdam ainda fomos pra Suíça, Áustria e, por último, Praga.
      E aí? Gostaram de Fátima e de Portugal? Depois conta pra gente!
      Um abração pra vcs e obrigada pelo elogio ao blog.

  3. Rosilda Alves

    Adorei as dicas deu mais vontade de ir visitar Fátima.

  4. Maria do Rosário

    Gostei muito do conteúdo do seu site.
    Objetivo e fundamental para os primeiros passos de minha família…
    Desejaria saber se você foi nas casa de Jacinta Marto ???
    abraços

    • Fernanda Rangel

      Oi, Maria do Rosário!
      Obrigada pelo elogio!
      Infelizmente não. Só visitei mesmo o Santuário, mas já ouvi falar que a visita à casa dos irmãos pastorinhos é muito especial. Fica a uns 4 km da Basílica.
      Abs

  5. Tatianne

    Muito legal seu relato. Quanto tempo levou no santuário? Obrigada Tatianne

  6. Josi

    Pavamos algo para visitar o santuario

  7. Genival Estevão de Oliveira

    Foi a realização de um sonho, visitar o santuário de Fátima, conhecer a casa das crianças, participar da procissão luminosa e andar pelos caminhos da aparição do anjo às crianças, não teve emoção maior. Obrigado, Jesus.

  8. Margareth

    Oi, vou seguir seu roteiro pois será a primeira vez que irei a Portugal, gostaria de saber se posso ir de trem para Madrid. Suas dicas são maravilhososas.
    Obrigada

    • Fernanda Rangel

      Oi, Margareth!
      Eu que agradeço o elogio! 😀
      É possível sim, mas não recomendaria: De Lisboa até Madrid são mais de 11 horas de viagem. Além de cansativo, vc vai perder 1 dia da sua viagem.
      A melhor opção, nesse caso, é pegar um vôo entre Portugal e Espanha. Não só é bem mais rápido, como às vezes sai até mais barato do que ir de trem.
      Abs

  9. ines

    quero receber orações para minha irmã lucineide que esta com problemas de saude

  10. samya

    boa tarde, gostaria de saber sobre a procissao luminosa, sabe me dizer se ela tem todas as noites? como funciona? tenho duvidas se precisamos de dois dias e uma noite ou nao? somente essas 4 horas mesmo? obrigada desde ja.

  11. luciana

    Existe alguma taxa para acesso ao Santuario… tem lugares para lanches nas depedencias

  12. Marly Rodrigues Rocha

    Olá Fernanda , parabenizando por suas dicas e comentários, de excelente nível e muito esclarecedoras. Dentro em breve estarei realizando um dos maiores sonhos de minha vida: conhecer Portugal e especificamente Fátima, pois sou devotíssima de N.Sra de Fátima e do Rosário. Preciso de mais uma informação sua referente aos preços mais módicos de hospedagem em Lisboa e em Fátima, pois pretendo ficar uns três dias lá. Nessa caso, o que seria mais viável: hospedar-me em Lisboa ou lá mesmo? Com minhas cordiais saudações, e agradecimentos . Abç!!!

    • Fernanda Rangel

      Oi, Marly!
      Eu que agradeço o elogio! 😀
      Portugal é um país lindo e o Santuário de Fátima é magnífico. Tem uma energia maravilhosa, voltei renovada de lá.
      Não sei se entendi bem, mas vc quis dizer que pretende ficar 3 dias em Fátima? Olha, passar um dia por lá costuma ser mais do que o suficiente, mas se vc tem mesmo intenção de visitar o Santuário por 3 dias, acho melhor ficar hospedada em Fátima mesmo.
      Se vc quis dizer que pretende ficar 3 dias em Lisboa, eu aconselharia ficar 2 na capital e faria um “bate-volta” pra Fátima no 3º dia disponível.
      O site onde vc pode cotar os preços de passagem e os horários dos ônibus entre Lisboa é Fátima é esse aqui.
      Abs

      • Marly Rodrigues Rocha

        Fernanda , boa noite.
        Muitissimo agradecida por suas relevantes informações, que muito me ajudaram. desculpa-me , mas continuarei a prescindir delas rsrs. Preciso que me informe e oriente também, como fazer para ir de Lisboa à Espanha , especificamente, para Barcelona e qual o meio de locomoção mais viável acessível, ágil e em conta rs
        Pretendo fazer três países da Europa : Portugal, Espanha e Itália, mas dependo de informações e ajuda de pessoas mais experientes como você. Atenciosamente, com meus sinceros agradecimentos.

        Marly

        • Fernanda Rangel

          Oi, Marly
          De Lisboa para Barcelona, só indo de avião. Não teria trem direto e, mesmo que tivesse, levaria horas (ou até dias) pra chegar. Não compensa.
          A melhor maneira de se deslocar entre Portugal, Espanha e Itália é indo de avião.
          Como dicas gerais sobre viagem a vários países da Europa, te recomendo o canal do blog “Viaje na Viagem” no YouTube. Há vários vídeos bacanas e didáticos pra vc montar essa viagem. Acesse todos eles através desse link aqui.
          Abs

  13. PAULO MENESES

    Bom dia, Excelente as dicas! Gostaria de saber se há estacionamento com alguma segurança no Santuário ,me preocupo pois estarei com as malas no carro, e já li relatos de roubos no local. Obg

    • Fernanda Rangel

      Oi, Paulo!
      Desculpe pela demora.
      Olha, não vi nenhum segurança perambulando pela área do estacionamento (que é grande). Roubos desse tipo não costumam ser comuns na Europa, mas tb não posso garantir…
      Abs

  14. Jussara

    Olá Marli,
    Gostaria de visitar o santuário no dia 13 de maio/2019. Dizem que é quase impraticável chegar até lá nesse dia…. sabe se tem algum transfer pelo qual se chega mais facilmente?

    • Fernanda Rangel

      Oi, Marli!
      Não conheço nenhum serviço de traslado em Portugal pra te indicar. Mas uma dica bacana é checar isso com a recepção do hotel que vc ficará. Eles geralmente tem alguma indicação de confiança para os hóspedes.
      Abs

  15. ANA CRISTINE

    OLÁ!
    GOSTARIA DE SABER QUAL O HORÁRIO MAIS OU MENOS QUE AS ATRAÇÕES ESTÃO ABERTAS AO PÚBLICO.

  16. Tatiany Dias

    Oi Fernanda td bem? Estou anotando todas as suas dicas inclusive da eurodisney. Vou pra Portugal em setembro mas vou ficar na casa de um primo em Coimbra. Sabe se de Coimbra até o Santuário é muito longe? Melhor trem ou ônibus? Obrigada

    • Fernanda Rangel

      Oi, Tatiany!
      Desculpe a demora pela resposta.
      Não é muito longe. Se não me engano, dá uns 80 a 100km de distância entre essas duas cidades.
      Segundo o Google Maps, há um ônibus que liga Coimbra à Fátima, e parece que a estação não fica muito longe do Santuário.
      Certamente o seu primo deva saber melhor como funciona o esquema das rodoviárias de lá, mas dá só uma olhadinha na sugestão do Google Maps aqui.
      Abs

Totos os direitos reservados