Visitando a Heineken Experience em Amsterdam

Não perca os destaques, dicas e informações sobre o museu da famosa cervejaria holandesa e veja por que ela é considerada uma das visitas mais legais e divertidas de Amsterdam.

Heineken Experience

Heineken Experience

Muito procurada por turistas que visitam Amsterdam, a Heineken Experience é de fato uma atração muito bacana.

A cervejaria holandesa, que hoje é mundialmente famosa, construiu uma espécie de museu no prédio da sua antiga fábrica, localizado à beira de um dos principais canais da cidade.

Mas a Heineken Experience não é um museu como os outros. Ela está mais para um centro de entretenimento da marca.

Mesmo que você não seja muito fã de cerveja, aconselho não deixar de dar uma passada por lá, pois é uma visita bem divertida.

Neste post, vou contar um pouco sobre os destaques da atração e também trazer informações úteis para que sua visita seja bem sucedida.

Visitando a Heineken Experience

A cervejaria foi fundada em 1864 e ficava localizada num prédio de tijolos na Stadhouderskade, de frente para um dos canais de Amsterdam.

Prédio da Heineken Experience

Prédio da Heineken Experience

Em 1988, a sede foi transferida para outro lugar e a Heineken decidiu transformar o antigo prédio da cervejaria num centro de informações da marca, que pudesse funcionar como um museu divertido e interativo.

E eles foram bem sucedidos nessa empreitada, viu?! Além de tudo estar bem explicado lá dentro, ainda nos deparamos com vídeos, salas ricamente (e criativamente) decoradas e várias atrações interativas.

O itinerário da visita é pré-estabelecido, ou seja, basta seguir o fluxo. E prepare-se, porque você vai ficar de 2 a 3 horas lá dentro. E sem perceber, te garanto!

A visita começa com uma exposição sobre a história da Heineken. Lá encontramos vídeos informativos e cartazes com propagandas de várias épocas, além dos logotipos que a marca já teve ao longo dos seus 151 anos (completados em 2015).

Aliás, há vários desses cartazes espalhados por toda a atração, mostrando que o quesito "propaganda" sempre foi levado muito a sério pela Heineken.

Propagandas + logotipos da Heineken e a comemoração dos 151 anos em 2015

Propagandas + logotipos da Heineken e a comemoração dos 151 anos em 2015

Em seguida, você chega a parte em que é explicado como funciona o processo da fabricação da cerveja.

A primeira sala traz a exposição dos ingredientes utilizados no preparo: água, cevada, lúpulo e levedura. E o visitante pode vê-los de perto, pois há uma pequena amostra sobre o balcão.

Os ingredientes da cerveja

Os ingredientes da cerveja

No local, uma funcionária da Heineken ficava dando várias informações aos visitantes sobre os 4 ingredientes, armazenados em grandes cilindros atrás dela.

Você deve estar aí se perguntando em que idioma esse passeio está sendo feito, certo? No dia da minha visita, tudo estava em inglês e acredito que seja sempre assim, já que é, basicamente, uma atração para turistas. Além do mais, os holandeses falam o idioma fluentemente, o que não seria um problema caso eles também quisessem visitar.

Inclusive... Reza a lenda que os nativos não são muito fãs da cerveja Heineken. Dizem que eles preferem mais outras marcas holandesas (e algumas belgas) menos conhecidas pelos turistas estrangeiros.

Continuando o passeio, chegamos ao salão onde estão os tanques de preparação da cerveja, que passa por vários processos antes de ser engarrafada.

Enquanto andamos por entre eles, podemos observar o interior através de pequenas “janelas”. E em alguns, há a projeção de vídeos informativos sobre o preparo da bebida.

Os tanques e o esquema do processo de preparo da cerveja

Os tanques e o esquema do processo de preparo da cerveja

Depois de passar por uma ala onde vemos exemplares das antigas carruagens que levavam os barris, chegamos a uma das partes mais legais da visita – o simulador.

Entrada para o simulador

Entrada para o simulador

A brincadeira é a seguinte: você é a cerveja em processo de fabricação. Eles te colocam em cima de uma plataforma (junto com outros visitantes) que vai se mexendo enquanto você assiste a um vídeo num telão, que te faz ter uma ideia de como a cerveja “se sente” durante o processo da fabricação.

Uma ideia simples, divertida e bem ilustrativa. Muito mais legal do que ter que ler qualquer placa informativa ou ouvir um guia contando como tudo é feito.

Depois dessa visita, vem a parte da degustação.

Funcionário explicando como beber a cerveja

Funcionário explicando como beber a cerveja

Um funcionário fica atrás de um balcão ensinando aos visitantes como se bebe uma cerveja (tem todo um processo pra isso, você sabia?). E, é claro, nessa hora é servido uma tulipa da bebida para que você possa praticar o que acabou de aprender.

Além disso, nos é dado também algumas explicações a respeito da cerveja com relação a sua coloração e a espuma, que interferem mais no sabor do que imaginamos.

Depois, você passa por salas que trazem mais cartazes de propaganda da Heineken e vídeos com imagens da marca como patrocinadora de vários festivais e eventos pelo mundo.

Já contratou o Seguro Viagem?

Você sabia que quando se viaja para a Europa a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatória? Então, faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Uma coisa que achei interessante em algumas dessas salas foi a decoração feita com as garrafas verdes da Heineken, reaproveitadas de vários jeitos. Bastante criativo.

Teto decorado com garrafas de Heineken (esq) e projeção de filme sobre um telão feito de garrafas Heineken (dir)

Teto decorado com garrafas de Heineken (esq) e projeção de filme sobre um telão feito de garrafas Heineken (dir)

Mas a parte mais legal (e divertida) é a sala interativa.

Sala interativa

Sala interativa

Ali você pode gravar vídeos cantando em holandês (!!!) enquanto sua imagem é inserida num clipe com atores vestidos à caráter (usando a técnica chroma key). E o resultado final é enviado imediatamente para o e-mail que você fornecer. E grátis!

Você também pode tirar fotos temáticas com o logotipo da Heineken. Algumas são gratuitas e também enviadas para o seu e-mail. Mas há outras que até podem ser tiradas, mas só são adquiridas se você compra-las no final da visita.

É uma ala muito divertida e não tem como não dar boas risadas lá dentro. Se estiver em grupo então...

Ah, sim! Eu paguei esse mico. Mas o vídeo daquele “momento antológico” está guardado a sete chaves. E vai para o túmulo comigo, é claro.

Há 2 coisas bem legais na Heineken Experience que não posso deixar de relatar aqui e que você irá encontrar pelo caminho durante a sua visita:

Aprendendo a tirar cerveja do barril e a minha garrafa personalizada

Aprendendo a tirar cerveja do barril e a minha garrafa personalizada

• Uma máquina em que você pode encomendar uma garrafa de 330 ml de Heineken com o rótulo personalizado. Você escreve o que desejar e resgata no final da visita. É um serviço pago, mas uma lembrança bem bacana pra quem é fã da marca ou quer presentear alguém especial.

• Um simulador que te ensina a tirar a cerveja de um barril da Heineken. E pode acreditar: o negócio é mais difícil do que você imagina!

A visita segue por salas com mais itens da marca em exposição até que termina num grande bar de degustação, onde temos direito a tomar a cerveja Heineken, totalmente grátis.

Pulseira da Heineken

Pulseira da Heineken

Isso está incluído no ingresso. Na entrada ganhamos uma pulseirinha verde com 2 pinos presos nela, que são retirados pelo barman quando vamos pegar a cerveja.

Não sei se é sempre assim, mas no dia da minha visita, havia 2 opções: trocar 1 pino por 1 tulipa de 250 ml de cerveja comum (no caso, como tinha 2 pinos, eu teria direito a duas tulipas) ou trocar os 2 pinos por uma tulipona de 350 ml de cerveja extra cold.

O bar tem um ar meio “casa noturna”, com ambiente à meia luz, música tocando ao fundo e telões nas paredes que mostram imagens aéreas de várias cidades do mundo.

E no dia que eu estava lá, essa parte da visita ainda teve um plus, pois quando adentrei o bar, dei de cara com a seguinte imagem nos telões:

O Rio de Janeiro representando o Brasil na Heineken Experience

O Rio de Janeiro representando o Brasil na Heineken Experience

Antes de sair da Heineken Experience, há uma bela loja de souvenir cheia de itens com o logotipo da marca. Um prato cheio para quem é fã da cervejaria ou quer levar uma lembrancinha pra alguém especial.

Inclusive, é nessa hora que você resgata (e paga) aquela garrafa personalizada que encomendou lá dentro.

Informações úteis para quem vai visitar a Heineken Experience

• Apesar do itinerário pré-estabelecido, não há uma obrigatoriedade de tempo para a visita e também nenhum guia te apressando ou atrasando. Você faz tudo no seu ritmo.

Heineken Experience

Heineken Experience

• Na saída, ganhamos um voucher para trocar por uma tulipa de vidro com o logotipo da Heineken de brinde. Tem que se dirigir a loja da marca que fica na Amstelstraat (perto da Rembrandtplein) para pegar a sua.

• Dentro da atração tem wi-fi gratuito, ótimo para quem quiser estar conectado durante a visita.

• Há também um aplicativo da Heineken Experience para smartphone, em português, que serve de guia durante a sua visita (disponível na AppStore e Google Play)

• Para quem está planejando visitar a atração, a DICA DE OURO é comprar o ingresso pela internet. Isso não só permite uma entrada imediata na atração (sem filas, que às vezes são enormes), como também sai mais barato do que se for comprar o ingresso lá na hora.

• O voucher do ingresso, comprado pela internet, é válido até o dia 31 de dezembro do ano que você comprou, ou seja, você é livre pra escolher o dia e a hora que quer visitar, desde que seja até o final daquele ano.

• Confira outras informações sobre a visita à Heineken Experience, no site oficial da atração (versão em português).

• Não deixe de conferir nossa sugestão de roteiro de 3 dias em Amsterdam para que você possa ter uma ideia do que fazer e visitar nessa encantadora cidade.

• Se preferir, acesse nossa página de destinos e leia todo o nosso conteúdo publicado sobre Amsterdam e a Holanda.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A AmericaChip oferece plano com conexão de internet 4G ilimitada em todos os países da União Europeia, com opcional para a Suiça. Você escolhe a quantidade exata de dias da sua viagem, recebe o chip antecipadamente em sua casa e já chega no destino com tudo funcionando. Tenha um ótimo atendimento antes e depois da compra.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

8 Comentários
  1. Samantha Soares

    Minha dica: faça a cerveja personalizada pois até hoje não cobraram no meu cartão de crédito!
    Brincadeiras à parte, é uma experiência magnífica mesmo quem não bebe.
    Beijos

  2. PAULO RODRIGUES

    Fernanda,
    Obrigado mais uma vez vc me leva a amsterdam, uma cidade linda e acolhedora. O passeio na Heineken realmente é inesquecivel, trouxe uma caneca com meu nome gravado.
    Abraços.

    • Fernanda Rangel

      E eu agradeço novamente o seu comentário, Paulo! 🙂
      Muito legal essa da caneca, não sabia que tinha essa possibilidade tb. Vc encomendou lá na ala interativa ou na própria loja de souvenir?
      Abs

  3. Rafael

    Existe meia entrada para estudante?

  4. Flávio

    Boa noite, Fernanda!
    Muito obrigado pelo relato, ajudou bastante na minha programação!
    Só fiquei com uma dúvida… essa pulseira dá pra levar pra casa?
    Valeu!!

Totos os direitos reservados