Visitando o Centro de Santiago do Chile por Conta Própria

Roteiro perfeito para o seu primeiro dia em Santiago do Chile, visitando os principais pontos do Centro Histórico e o Parque Quinta Normal, só usando o transporte público.

Catedral Metropolitana de Santiago

Catedral Metropolitana de Santiago

Em julho de 2018 fizemos uma maravilhosa viagem em família pelo Chile, repleta de aventura, imprevistos e momentos inesquecíveis. Logo no primeiro dia visitamos os principais pontos do Centro de Santiago, já que a capital chilena foi o nosso ponto de partida dessa viagem.

Viajando com 2 crianças, meninos de 4 e 6 anos, organizamos um roteiro em Santiago bem planejado, que pode ser adequado a todas as idades. Claro, alguns cuidados e ajustes sempre são necessários mas a experiência de viajar em família sempre vale muito a pena.

Vale lembrar que já publicamos um artigo sobre seguro viagem no Chile, item que considero muito importante, ainda mais numa viagem em família. Em nossa aventura durante as férias, emitimos nossas apólices com a Seguros Promo. A empresa oferece uma comparação online e exibe as melhores opções de seguro, sempre com um ótimo preço.

Voltando ao nosso roteiro, começamos o primeiro dia seguindo de metrô até a estação Universidad de Chile que fica nas proximidades do nosso primeiro ponto de interesse. Você também pode descer na estação La Moneda que na verdade te fará caminhar uma quadra a menos.

Palácio de la Moneda

Espelho d'água no Palácio de la Moneda

Espelho d'água no Palácio de la Moneda

Plaza de la Contitución e Palácio de la Moneda

Plaza de la Contitución e Palácio de la Moneda

Caminhando a pé até o palácio, chegamos pela parte de trás onde já vimos a bela construção com seu espelho d'água e chafarizes. Caminhando pela lateral até o outro lado chegamos na Plaza de la Contitución de onde podemos ver a frente do Palácio de la Moneda.

Neste local acontece a troca de guarda que sempre atrai a atenção dos turistas. Nos dias agendados ela começa às 10 horas e tem duração de 30 minutos. Outro ponto de interesse nessa região é o Centro Cultural que fica no subsolo da Plaza de la Ciudadania e oferece entrada gratuita até às 12 horas. Lá você terá acesso a história e cultura chilena, inclusive com oficinas para crianças.

Rua Augustinas

Casas de Câmbio na Rua Augustinas

Casas de Câmbio na Rua Augustinas

O principal motivo de termos iniciado no primeiro dia na cidade dessa forma foi a proximidade com a Rua Augustinas. Nessa região várias casas de câmbio oferecem sempre as melhores cotações para troca de reais ou dólares por pesos chilenos.

No nosso caso havíamos optado por levar dólares para fazer a troca mas dependendo da época pode ser interessante levar reais. Recomendo que seja feita essa análise antes da viagem, comparando as cotações.

A diferença de uma casa de câmbio para a outra era mínima. Escolhemos uma das que apresentava o menor preço e que não cobrava taxas para efetuar o câmbio. Esteja preparado para transportar os valores com segurança pelo resto do dia.

Já contratou o Seguro Viagem?

Não corra riscos desnecessários e evite viajar preocupado, contrate um seguro viagem e aproveite ao máximo suas férias. Faça agora mesmo uma cotação na Seguros Promo e escolha entre as melhores seguradoras sempre com ótimo custo benefício. Aproveite essa oportunidade e tenha 5% de desconto utilizando o nosso cupom: PARAVIAGEM05

Paseo Ahumada

Seguimos andando a pé, já com os pesos que usaríamos durante toda a viagem, e passamos pelo Paseo Ahumada. Nada mais é do que uma rua onde não passa carro, repleta de pessoas e comércios. Não existe um grande ponto de interesse, mas o visual do local é interessante, rende boas fotos.

Caminhamos por apenas duas quadras, desde a Rua Augustinas até o nosso próximo ponto de interesse.

Plaza de Armas

Contraste no entorno da Plaza de Armas

Contraste no entorno da Plaza de Armas

Um dos pontos principais do nosso roteiro pela manhã era a Plaza de Armas. O local é belíssimo, repleto de árvores e cercado de história. Em seu entorno encontram-se prédios históricos como o dos Correios e o Museu Histórico Nacional.

Construções mais novas e modernas fazem um lindo contraste e garantem um visual único ao local.

Catedral Metropolitana

Também no entorno da Plaza de Armas fica a Catedral Metropolitana. Além da bela construção antiga, a igreja chama atenção pelo seu tamanho e interior cheio de detalhes.

Independente da sua religião, vale a pena visitá-la não só para conhecer e aproveitar o local, mas também para fazer uma reflexão.

Depois de almoçar em um restaurante ali perto, seguimos de metrô para nosso próximo destino. Pegamos o transporte público na estação Plaza de Armas, que fica logo ali ao lado.

Parque Quinta Normal

Parque Quinta Normal e Museu

Parque Quinta Normal e Museu

Descemos na estação Quinta Normal e conhecemos um pouco do parque. Para você ter uma ideia, a Plaza de Armas tem o tamanho de um quarteirão. Já o Parque Quinta Normal tem o um tamanho equivalente a mais de 30 quarteirões. O parque é enorme.

Optamos por incluir este parque no roteiro do primeiro dia, mas vale lembrar que o Cerro Santa Lucía, na direção contrária, também fica próximo ao Centro Histórico. É um local imperdível! Escolhemos visitá-lo num outro dia, com mais tempo, justamente no horário do pôr do Sol. Foi uma experiência incrível e contaremos mais detalhes em breve aqui no blog.

Bom, assim que saímos do metrô, caminhamos um pouco e levamos as crianças para brincar em um parquinho infantil. Embora a palavra esteja no diminutivo, a área para crianças é bem grande e repleta de brinquedos. Não é uma característica exclusiva desse parque, em Santiago de uma forma geral existe muitos espaços para crianças e são sempre grandes e com muitas opções.

Área Infantil no Parque Quinta Normal

Área Infantil no Parque Quinta Normal

Criança no Parque Quinta Normal

Criança no Parque Quinta Normal

Seguimos caminhando, em alguns momentos um pouco perdidos, cruzando o parque em direção a saída lateral que fica em frente a um museu que pretendíamos visitar. Passamos ao lado do Museu de História Natural, que fica dentro do parque, mas ainda não estava na hora de visitá-lo.

Internet no celular durante a viagem

Não dá mais pra viajar para o exterior sem internet no celular. Para fugir das altas tarifas das operadoras a melhor solução é comprar um chip internacional antecipadamente e já chegar no destino com tudo funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados em 210 países, com conexão de internet ilimitada.
Aproveite esse cupom especial de Final de Ano, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20%. Utilize o código promocional: STAYTRANKS.

Museu Artequin

Enfim, com a ajuda do Google Maps no celular, encontramos a saída correta e pudemos visitar o Museu Artequin. Claro que foi preciso ter acesso a internet o que considero fundamental durante uma viagem. Como estávamos usando o chip da Easysim4u, não tivemos dificuldade.

Museu Artequin em Santiago do Chile

Museu Artequin em Santiago do Chile

De tudo que fizemos nesse dia, essa foi a única atração paga. Na ocasião, em julho de 2018, o valor foi de $1.500 pesos para adultos e $1.000 pesos para crianças.

O museu é muito interessante para os pequenos. No primeiro andar ele exibe réplicas de pinturas famosas, expostas nas paredes a uma altura conveniente para as crianças. Nossos filhos gostaram muito de apreciar as obras de arte, comparando e escolhendo suas pinturas preferidas.

Embora interessante, o espaço não chega a ser muito grande. Subindo as escadas chegamos ao segundo e último andar onde existe uma espécie de oficina com várias atividades. Lá as crianças podem se divertir aprendendo e colocando a mão na massa de diferentes maneiras. O museu desperta muito o interesse das crianças mas não acredito que faça sentido incluir num roteiro onde só tenham adultos viajando.

Réplicas de pinturas famosas para crianças

Réplicas de pinturas famosas para crianças

Desenhando no Museu Artequin

Desenhando no Museu Artequin

Tivemos que apelar para os "dinossauros" para conseguir convencer os meninos a deixar o museu e seguir nosso roteiro.

Museu de História Natural

Nossa última atividade do dia era retornar ao Parque Quinta Normal e visitar o Museu de História Natural. Deixamos ele para o final porque o seu horário de fechamento é mais tarde do que o Museu Artequin e assim conseguimos aproveitar melhor a programação.

Com entrada gratuita, o local faz sucesso entre os turistas e está sempre movimentado. É uma atividade bacana para todas as idades.

Museu de História Natural de Santiago

Museu de História Natural de Santiago

Esqueleto de Dinossauro no Museu de História Natural

Esqueleto de Dinossauro no Museu de História Natural

Na sala central o destaque são para um enorme esqueleto de dinossauro. Também chamam a atenção diversos animais selvagens empalhados, em tamanho real. Nos corredores laterais muitos itens diferentes estão em exposição. Vale a pena dar uma volta e explorar cada cantinho do museu.

Por fim, quando deixamos o local, o Sol já estava quase se pondo e o visual do Parque Quinta Normal estava ainda mais bonito. Caminhamos de volta até a estação de metro de onde retornamos para o apartamento que estávamos hospedados.

Você pode acompanhar toda a experiência completa no vlog que gravamos durante a viagem e já está disponível em nosso canal do YouTube. Não se esqueça de curtir, assinar e ligar o sininho para ser notificado das próximas atualizações.

Além do custo com o transporte público em Santiago e claro, com a alimentação, nossa única despesa do dia foram os ingressos do Museu Artequin, algo próximo de 9 reais para adultos e 6 para crianças.

No final das contas foi uma programação barata e bem completa, perfeita para o primeiro dia do seu roteiro em Santiago, já que inclui uma passagem pelas casas de câmbio.

No dia seguinte fomos conhecer Cajon del Maipo na alta temporada de inverno. Tem como ir nessa época? Dá pra ir com crianças? Confira esse artigo e saiba como foi nossa experiência.

Descontos Exclusivos!

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Pagamento no cartão de crédito em até 12 parcelas ou com desconto no boleto bancário. Ganhe 5% de desconto adicional comprando seu seguro com nosso cupom de desconto: PARAVIAGEM05.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A Easysim4u oferece plano de dados em 140 países, com conexão de internet ilimitada. Você informa o número de dias da viagem, recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Aproveite esse cupom especial de Final de Ano, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20%. Utilize o código promocional: STAYTRANKS.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Compre ingressos para atrações, shows, espetáculos, eventos, tours, passeios e muitas outras experiências com a GetYourGuide. A empresa, presente nos principais destinos, oferece vantagens como a garantia do menor preço e a possibilidade de reserva online antecipada, garantindo seus bilhetes antes da viagem.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:


Comentar

Totos os direitos reservados