Voando Avianca na Ponte Aérea Rio x São Paulo

Saiba como é voar na ponte aérea Rio x São Paulo pela companhia aérea Avianca. Confira todos os detalhes do check-in até o desembarque com fotos exclusivas.

Aeronave da Avianca no Terminal em Congonhas

Aeronave da Avianca no Terminal em Congonhas

Minha primeira experiência com a companhia aérea Avianca foi recentemente, em um trecho curto de aproximadamente 1 hora de duração entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Tanto na ida como na volta o voo foi entre o aeroporto Santos Dumont, no Rio, e Congonhas, em São Paulo. São os meus dois aeroportos preferidos nessas cidades. Congonhas porque fica mais próximo de tudo, com transporte fácil, e o Santos Dumont porque a vista durante a aterrissagem é simplesmente incrível.

Tentei registrar ao máximo essa minha primeira vez na Avianca e conto neste artigo todos os detalhes relevantes além de dar a minha opinião pessoal sobre essa experiência.

O Check-in:

Ainda no Rio, no momento do embarque eu cheguei meio atrasado no aeroporto e não havia nenhuma fila no check-in da empresa. Fui atendido rapidamente e me encaminhei na mesma hora para a área de embarque, no andar superior.

Embarque na Pista do Santos Dumont

Embarque na Pista do Santos Dumont

Peguei uma boa fila para passar pela inspeção. O embarque ocorreu na pista, após o transporte do terminal até a aeronave ter sido feito por um ônibus. Tudo tranquilo, nada a reclamar do atendimento da empresa.

Já na volta em Congonhas, peguei uma pequena fila no check-in, que fiz com mais antecedência. Uma funcionária da empresa adiantava o etiquetamento das bagagens de mão das pessoas que estavam na fila, agilizando o atendimento.

Minha bagagem de mão teve que ser despachada, pois voltou com o dobro do peso, ultrapassando de longe o limite permitido.

O embarque foi feito pela rampa do terminal direto na aeronave sem nenhum imprevisto, mesmo havendo uma mudança no portão de embarque, que foi bem sinalizada e informada no aeroporto.

Aprenda a usar o Google Flights para encontrar passagens aéreas baratas. Confira o guia completo dessa ferramenta.

O Voo:

A ponte aérea entre Rio e São Paulo é sempre um voo tranquilo e dessa vez não foi diferente. Sentei na janela tanto na ida como na volta e pude apreciar e registrar a vista, principalmente no voo de volta quando o dia estava mais aberto.

Entretenimento no Voo da Aianca

Entretenimento no Voo da Avianca

Não tenho nenhum conhecimento de aviação, mas achei a aeronave confortável, principalmente considerando as opções de entretenimento. Voei num Airbus A319 que tinha aquela tela acima da bandeja de alimentação, com diversas opções de músicas, vídeos e jogos.

Um grande diferencial é que abaixo tinha um acessório que serviu de joystick para a diversão. Cheguei a jogar uma partida de futebol no video-game o que ajudou a passar o tempo.

Outro detalhe que eu gostei muito foi o apoio para os pés. Ele é retrátil, podendo ficar fechado ou aberto para o uso e, diferentemente dos modelos mais comuns em outras aeronaves que ficam embaixo do assento da frente, este ficava numa posição excelente, trazendo muito conforto.

Apoio Retratil para os Pés

Apoio Retrátil para os Pés

No voo de volta, recebi na entrada um fone de ouvido que me possibilitou ouvir músicas e assistir a vídeos. Na ida, talvez por ter embarcado mais para o final, não me foi oferecido tal acessório.

Ainda não reservou seu Hotel?

A melhor forma de escolher onde se hospedar em sua próxima viagem é pesquisando em sites comparadores como o Booking e o Hoteis.com. De forma rápida você consegue comparar vários hotéis que se encaixam no seu perfil, avaliar as qualificações dadas por outros hóspedes e assim achar um local bacana que cabe no seu bolso.

Dentro de uma mesma aeronave existem assentos com características diferentes. A Maíra do blog Aos Viajantes deu algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor lugar no avião, na hora do check-in online.

A Alimentação:

Mesmo num voo tão curto, tanto na ida como na volta foi oferecida alimentação. Assim que o avião decola os comissários já começam a se movimentar para distribuir a comida e bebida aos passageiros.

Croissant de Ricota e Brownie

Croissant de Ricota e Brownie

Na ida, além do refrigerante, comi um sanduíche de peito de peru com queijo, que embora estivesse meio "amassado", estava realmente uma delícia. Escolhi um guaraná para acompanhar, mas havia outras opções como refrigerantes light e sucos.

Na volta, a comida distribuída era um croissant de ricota que, embora não esteja na minha lista de preferência, estava gostoso. Além da bebida, dessa vez também acompanhava um brownie que, segundo minha esposa, estava delicioso.

O Desembarque:

No primeiro voo, quando cheguei em São Paulo, só trazia comigo a mala de mão, então foi simplesmente descer da aeronave e seguir meu caminho.

Aterrisando no Santos Dumont

Aterrisando no Santos Dumont

Já na volta para o Rio, como tive que despachar a mala por conta do peso, me encaminhei para a área onde as malas são devolvidas.

O trabalho foi realmente rápido, pois mal cheguei em frente a esteira e logo vi minha mala chegando, em perfeito estado. Acho que minha bagagem foi a primeira a desembarcar, sorte não?

Conclusão:

Eu realmente não tenho nada a reclamar em relação a Avianca, muito pelo contrário. Gostei da aeronave, do atendimento e do serviço oferecido.

O preço das passagens também foi atrativo na ocasião da compra, comparando com empresas concorrentes.

Certamente voltaria a voar de Avianca caso encontre passagens atrativas para o meu destino.

Vai Viajar?

 Encontre o hotel perfeito para sua próxima viagem com garantia do menor preço. O nosso blog tem parceria com o Booking, serviço que te ajuda a comparar preços de hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura. Você ainda pode fazer uma reserva com a opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Garanta sua reserva de hotel agora mesmo.

 Antes de alugar um carro, faça uma comparação entre as principais locadoras do Brasil e do mundo. A nossa parceira RentCars te ajuda nessa busca de preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura. A cobrança poderá ser feita em reais, sem IOF. Divida em até 12 parcelas no cartão de crédito ou aproveite um desconto de 5% no boleto bancário. Compare os valores e economize.

 Não esqueça do seguro viagem. Economize tempo e dinheiro fazendo uma cotação na Seguros Promo. Encontre os melhores planos das principais seguradoras por preços imbatíveis. Aproveite esse cupom especial de Carnaval, disponível por tempo limitado, e garanta um desconto de 20% pagando no cartão de crédito ou economize 25% no boleto bancário. Utilize o código promocional: CARNAVAL.

 Compre um chip internacional e se mantenha conectado durante sua viagem. A empresa OMeuChip oferece plano de dados em mais de 210 países, com conexão 4G garantida e internet ilimitada. Você recebe o chip em sua casa, de forma antecipada, e chega em seu destino com tudo funcionando. Compre com 15% de desconto usando o nosso cupom exclusivo: PARAVIAGEM15.

Reservando com nossos parceiros, além de garantir o menor preço e um serviço de qualidade, você também ajuda a manter o blog e nos motiva a produzir cada vez mais conteúdo.

Galeria de Fotos:

Totos os direitos reservados